FeMusiK confirma segunda edição em julho com nove dias de imersão musical

Por ACI: 30/04/2025

Novo Hamburgo voltará a respirar música e arte em julho de 2025. Após o sucesso da estreia em 2023 e da Edição Especial realizada em 2024, o Festival Internacional de Música de Novo Hamburgo (FeMusiK) confirma sua segunda edição entre os dias 19 e 27 de julho. Serão nove dias de intensa programação formativa e artística, reunindo professores, estudantes e músicos profissionais do Brasil e do exterior.

O evento, realizado pelo Instituto Arlindo Ruggeri, com apoio da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, oferecerá 400 vagas para estudantes de diferentes níveis e instrumentos. A expectativa é reunir novamente um público diverso e engajado, como na primeira edição, que contou com mais de 400 participantes e culminou na apresentação de Carmina Burana, de Carl Orff – concerto que, somado a outras atrações do festival, alcançou mais de 20 mil visualizações no YouTube.

Em 2024, mesmo diante das dificuldades causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o festival promoveu uma Edição Especial, com programação voltada à comunidade e apresentações que celebraram o Bicentenário da Imigração Alemã. O ponto alto foi a execução da 9ª Sinfonia de Beethoven, com mais de 170 artistas no palco, entre músicos e coralistas.

Em 2025, o FeMusiK retoma seu formato original com aulas, masterclasses, práticas de conjunto, recitais, concursos e concertos diários abertos ao público. Além do ensino e do intercâmbio cultural, o festival também realizará a segunda edição do Concurso Jovens Solistas e do Concurso de Composição para Orquestra de Sopros, incentivando a produção musical e revelação de talentos.

Concerto de encerramento

Um dos momentos mais aguardados será o concerto de encerramento, com a Orquestra Sinfônica do FeMusiK interpretando o Requiem de Mozart – obra-prima do repertório sinfônico e coral, marcada por sua beleza, solenidade e mensagem sobre fé, redenção e humanidade.

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de abril e podem ser feitas através do site oficial: www.femusik.com

“A música transforma vidas e proporciona um espírito melhor para o mundo. Projetos como o FeMusiK geram esperança para o futuro, unindo culturas e transcendendo o tempo. O festival nasceu grande e carrega o compromisso de excelência musical e de forte envolvimento comunitário”, afirma o diretor artístico, Linus Lerner.

 

Receba
Novidades