Fecomércio-RS lança e-commerce ‘pirata’ em campanha contra a venda de produtos falsificados
Por ACI: 07/12/2017
A ACI, através do Comitê Antipirataria no Calçado, apoia a campanha
Porto Alegre/RS - A Fecomércio-RS desenvolveu um canal exclusivo para ilustrar – na prática – como funciona a oferta de produtos falsificados. A iniciativa acontece para marcar o Dia Nacional de Combate à Pirataria, ocorrida no domingo (dia 3). Para reforçar posicionamento contrário a esse mercado informal que somente no Rio Grande do Sul movimentou cerca de R$ 52 milhões em 2016, foi lançado um site de venda de produtos piratas.
O e-commerce www.opiratahonesto.com.br vai oferecer itens de diversas categorias – joias, relógios, celulares, DVDs, óculos, perfumes, tênis e vestuário a preços muito abaixo do mercado, com faixas de valores que vão de R$ 2,00 a artigos com preços acima de R$ 15,00. Mas, ao contrário do que normalmente acontece, quem acessar o site não conseguirá ‘finalizar’ o carrinho de compras. Ao clicar em ‘comprar’, o usuário ingressa em outro ambiente, e passa a ser informado que se trata de uma plataforma pirata, com produtos falsificados. A mensagem ‘se você for teimoso, tente mais tarde’, finaliza a campanha virtual de conscientização que chama a atenção para os perigos de adquirir produtos sem procedência.
A ação também sairá do ambiente virtual – redes sociais da Fecomércio-RS - e ganhará as ruas de Porto Alegre desde segunda-feira (4), quando panfletos alertando sobre os prejuízos da pirataria e do contrabando para a economia e a saúde de quem compra. Na economia brasileira como um todo, a pirataria se equivale a 16% do PIB nacional, o mesmo que R$ 900 bilhões em riquezas retiradas todos os anos dos brasileiros. “Além de gerar um rombo para os cofres públicos, essa prática incentiva a corrupção e o tráfico, além de colocar em risco a saúde de quem consome produtos desta natureza”, afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
Fonte: Fecomércio RS