FCC apresenta reposicionamento estratégico e política de inovação a visitantes

Por ACI: 30/05/2022

Vinte profissionais participaram, nesta segunda-feira, 30, de visita técnica à FCC, em Campo Bom. O grupo foi recebido pelo CEO Marcelo Reichert, que apresentou números, o reposicionamento estratégico e a política de inovação da inovação. Em seguida, o gerente de PD&I, Filipe Fagundes, guiou os participantes por dependências da empresa, como a linha de produção, o laboratório de controle de qualidade e o laboratório de inovação.

A FCC surgiu, em 1969, para atender à indústria do calçado, produzindo componentes e adesivos. Atualmente, os produtos da FCC estão presentes em calçados, móveis, automóveis, construções, brinquedos, eletrônicos, equipamentos médicos e produtos de higiene pessoal, além de utilidades domésticas.

Em 2021, teve faturamento de R$ 570 milhões e realizou negócios em mais de 20 países. Possui 530 funcionários e mais de 200 projetos no pipeline de inovação e tecnologia. Opera duas unidades comerciais (RS e SP) e duas plantas produtivas (RS e BA), bem como o maior e mais moderno parque fabril de TPU da América Latina e mais de 2 mil formulações.

A estrutura societária compreende três sócios (pai e dois filhos) e, há seis anos, a empresa possui um conselho administrativo, integrado, em sua maioria, por conselheiros independentes, condição inclusive do presidente do conselho. Mantém também comitês de talento, estratégia e gestão de riscos, canal de ética, alto nível de compliance e auditoria independente com rotatividade, o que faz com que o índice de agilidade fique afetado. Por isso, foi criada uma metodologia e estruturação para inovação baseada em quatro pilares: talentos, estrutura, estratégia e cultura.

Na área de talentos, a empresa mantém um ambiente em que as pessoas se sintam desafiadas e desejem realizar seus sonhos. Assim, surgiu o incentivo ao intraempreendedorismo, que possui vantagens como uma gama de oportunidades, recursos e apoio da empresa, e também desafios, como a cultura da empresa, relevância do projeto e foco no curto prazo.

A inovação não é etilizada, sendo que todos podem contribuir. Sobre a inovação de produto, necessária considerando a curva de vida útil que todos possuem, os vetores são antecipar tendências, aumentar o sucesso do cliente e assegurar a sustentabilidade. A estratégia é crescer nos negócios principais, reinventar os negócios principais e diversificar.

Em 2022, a empresa foi destacada no Great Place to Work pelo terceiro ano consecutivo. E mantém o F2C, que é um grupo de pessoas cujo propósito é desafiar as pessoas a se reinventarem. Os pilares do F2C são ambientes, processos e pessoas. Sob o guarda-chuva do F2C, há grupos multidisciplinares, alguns dos quais são: Re-invente (conta com banco de ideias, processo de priorização e estudos de viabilidade), 8S (qualidade dos processos), Juntos (diversidade), Transforma (social), Sustenta (práticas ESG) e Experience (idiomas).

A FCC possui uma rede social interna, a FCC conecta, através da qual todos os funcionários podem compartilhar as novidades dos seus setores. O objetivo é assegurar a diversidade e reforçar a importância de dar voz a todas as pessoas.

Na visita, o gerente de PD&I, Filipe Fagundes, também destacou a parceria com a Lebbre, startup de impressões 3D, para o desenvolvimento de inovações, o FCCAAntivir, material com propriedades antivirais; a poliureia, que é empregada em revestimentos e apresenta altíssimo desempenho, com aderência aos mais diversos substratos; e a Massa Dundun, para assentamento de blocos e tijolos e fixação de placas e cerâmicas.

 

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