Família empresária se empodera com boas práticas de governança

Por ACI: 18/08/2021

A ACI e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) realizaram nesta quarta-feira, 18, o primeiro dos quatro encontros do Fórum Governança em Empresas Familiares de Pequeno e Médio Porte, que tem como objetivo promover conhecimentos e troca de experiências inspirados na importância da governança corporativa em empresas familiares.

A abertura foi feita pelo presidente da ACI, Marcelo Lauxen Kehl, que deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu aos patrocinadores do evento – Sicredi Pioneira RS, Laboratório Fleming e Lauermann Schneider Auditoria e Consultoria. Na sequência, o vice-presidente de governança e qualidade, Diogo Leuck, destacou a parceria com o IBGC para promoção do fórum e enfatizou que governança tem que fazer parte do dia a dia de qualquer organização, inclusive das pequenas empresas. O diretor do IBGC, Sérgio Fleck, disse que as pequenas empresas, apesar da diferença de porte, têm muitas necessidades que se equivalem às das grandes empresas, por isso a importância da implementação da governança familiar.

A psicóloga Magda Ehlers apresentou em seguida os principais conceitos da governança familiar, que é o sistema pelo qual a família empresária se relaciona com seu negócio e legado. “É durante o processo de estabelecimento da governança familiar que são identificados os valores, o propósito, a missão e os princípios da família”, afirmou. Governança familiar, segundo ela, também contempla a celebração de acordos e a definição de regras e papeis que serão norteadores para as atuais e futuras gerações familiares.

“A família empresária se empodera e começa a olhar de uma forma diferenciada para o seu patrimônio, como a empresa, por exemplo, quando adota conceitos e boas práticas da governança familiar, como o conselho de família, o conselho de sócios e a gestão patrimonial”, acrescentou.

Os próximos encontros ocorrem nos dias 17 de setembro (principais características da empresa familiar), 13 de outubro (desafios da empresa familiar) e 10 de novembro (governança familiar e suas estruturas).

Patrocínio: Sicredi Pioneira RS, Laboratório Fleming e Lauermann Schneider Auditoria e Consultoria

Receba
Novidades