Falhas de comunicação geram retrabalho e desgastam equipes

Por ACI: 17/10/2022

Falhas de comunicação estão entre os problemas que mais causam erros de execução, gerando a necessidade de retrabalho e desgastes entre as equipes. A coordenadora de marketing na Box Print e consultora de marketing para empreendedores, Andresa Scheffer, enfatiza que, quando a informação não é transmitida com clareza, alinhamentos, processos e demandas geralmente não são realizados de forma correta. Com isso, os resultados da empresa não são alcançados e recursos são desperdiçados.

Andresa foi a palestrante do webinar Marketing pode transformar pessoas e negócios, que a ACI realizou no último dia 14, com moderação de Junior Ramos, administrador da Nramos Mudanças e integrante do Comitê de Serviços da ACI, e patrocínio de Sicredi Pioneira.

Conforme a especialista, comunicar-se bem não se resume a ter um vocabulário refinado para usar quando bem entender. Além de falar e escrever bem, é fundamental organizar bem as ideias e identificar qual é a melhor forma de se comunicar com cada tipo de pessoa. É importante saber como se comunicar com cada tipo de indivíduo, pois o processo comunicativo envolve, no mínimo, duas pessoas. “Não adianta você se expressar bem, se o seu receptor não entender o que você está falando”, alerta.

No webinar, Andressa deu dicas que ajudam a comunicar-se bem:

1 - Transforme a sua comunicação de acordo com a ferramenta!

Assim como ajustamos nossa linguagem de comunicação com cada público, é importante também analisar as ferramentas.

2 - Visão estratégica

A visão estratégica é vital para a sustentabilidade e rentabilidade do negócio. Sem ela, todos os envolvidos no processo, independentemente de hierarquia, não saberão o porquê de realizarem determinadas atividades, além de não entenderem sua contribuição para o todo. “Em outras palavras, é um recurso que possibilita a gestores e equipes saber onde precisam chegar e o que fazer para concretizar os resultados. Ela se aplica a corporações de todos os portes, não ficando restrita somente a grandes empresas multinacionais e similares”, acrescenta Andresa.

3 - Endomarketing

“Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar o sonho, realidade.” A frase, segundo a palestrante, resume bem a importância do endomarketing. Nos últimos anos, muitas empresas e marcas precisaram fazer um movimento inverso ao que faziam: precisaram vender dentro de casa aquilo mesmo que vendiam aos seus clientes. E isso é completamente normal.

Andresa destacou que ouvir de uma pessoa que trabalha dentro de uma organização que a empresa é confiável e preza pela excelência de seus produtos e pela qualidade de vida de seus colaboradores é um marketing muito mais natural e sincero, por isso tende a conquistar pessoas. As soluções digitais facilitam o trabalho, porém o capital humano de uma empresa é que está por trás de tudo, fazendo o planejamento estratégico ser traduzido em práticas reais.

Motivos para investir no endomarketing

1 - Melhoria da produtividade

Para ter melhoria na produtividade, o colaborador precisa ter dois propósitos bem-claros: o da empresa (por que ela faz o que faz) e o seu próprio (por que ele levanta todos os dias). “Quando vierem os desafios da rotina e ele não se sentir motivado, é o propósito que o lembrará de fazer o que precisa ser feito”, explica Andresa Scheffer.

2 – Redução do turnover

O giro de pessoas em uma empresa, além de desestabilizar o ambiente, prejudica a saúde do caixa, em qualquer tamanho de negócio.

3 – Colaboradores embaixadores da marca

São os colaboradores que lidam diariamente com os clientes de uma empresa. Quando estão comprometidos, são mais propensos a propagar aspectos positivos do seu local de trabalho. Fala com propriedade e naturalidade sobre os benefícios do local onde trabalha e sobre o que vende.

Sua vida é um filme

Em sua palestra, Andresa também destacou a importância de os colaboradores conhecerem a história da empresa e de seu (s) fundador (es). “Você está dando a chance de as pessoas te conhecerem, conhecerem seu negócio, seus produtos, seus filhos e sua profissão. Sua história é recheada de desafios, dificuldades, apertos, decisões difíceis. Suas lições são suas armas mais poderosas. Quando você envolve os elementos da sua história, as pessoas se conectam em um nível muito mais profundo. Perfeição inspira, mas verdade conecta”, conclui.

Receba
Novidades