Estacionamento Rotativo Digital começa a ser testado na segunda-feira em Novo Hamburgo
Por ACI: 07/10/2022
A Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), responsável pela administração das 1.978 vagas de estacionamento rotativo em Novo Hamburgo, inicia na próxima segunda-feira, 10, a fase de testes e orientação aos motoristas sobre a utilização do Rotativo Digital, novo sistema de estacionamento que substituirá a Faixa Nobre.
"Estacionar nas regiões centrais do Município ficará mais prático para o condutor e estimulará a economia", afirma o advogado da Comur, FábioTomasiak. Conforme levantamento do IBGE, Novo Hamburgo conta com uma frota de 178.998 veículos, número muito alto que dificulta o acesso ao comércio no Centro. A solução encontrada é a limitação do tempo de uso das vagas, proporcionando maior rotatividade para que todos tenham oportunidade de estacionar. Com o novo sistema, as formas de validação e pagamento do ticket de estacionamento serão feitas via aplicativo – que deve estar disponível para download na próxima semana – com ampliação das atuais 2 para 3 horas de tempo máximo de permanência do veículo na vaga.
O Centro da cidade terá duas áreas tarifadas, a Zona Verde e a Zona Azul, sendo a primeira com mais de 1.200 vagas e a segunda, bem centralizada, com 740 pontos de estacionamento. Do total, 5% serão destinadas a idosos e 2% a veículos de Pessoas Com Deficiência (PCD) devidamente cadastradas. A tarifa vai variar de R$ 0,60 por 30 minutos a R$ 4,80 por três horas. Uma hora vai custar R$ 1,20. “A partir do momento em que o usuário tem o aplicativo baixado, ele descobre que o processo é extremamente simples e prático”, afirmou Tomasiak.
O motorista pode comprar créditos pelo celular no aplicativo do Rotativo Digital. O sistema funcionará como a compra de créditos para telefone celular hoje. "Basta colocar o valor pretendido e estacionar seu veículo. Quando o fiscal passar pelo veículo, registrará a placa e verá que está regular, acionando a cobrança de 30 minutos”, explica o advogado. O fiscal poderá repetir esse procedimento em até 3 horas. Se o motorista chegar antes, poderá desativar a contagem de tempo e pagar proporcionalmente. “O objetivo é garantir que ninguém ultrapasse as três horas”, completou.
Conforme Tomasiak só haverá remoção quando o veículo permanecer estacionado por mais de 3horas na mesma vaga. "Já a aplicação da multa e os pontos na carteira de habilitação se dará caso o usuário ultrapasse o período de três horas ou não quite o débito em até dois dias", disse, destacando que a infração é grave e que o condutor será punido com 5 pontos na carteira de habilitação + R$ 195, 23.
Além disso, lojas credenciadas receberão uma máquina conectada ao sistema e farão a venda direta ao motorista, assim como os fiscais que circularão nos perímetros e poderão vender os créditos. Equipados com uma impressora portátil, os agentes poderão imprimir o comprovante.
Funcionalidades
Entre as funcionalidades do aplicativo será possível localizar as vagas de estacionamento disponíveis antes de sair de casa. "O motorista vai poder monitorar 24 horas por dia onde há vagas, ou seja, poderá projetar a rota que irá fazer antes de sair de casa conforme a localização das vagas disponíveis", detalhou.
Assim que o sistema for efetivamente implantado – entre 30 e 40 dias – começará a cobrança das tarifas e aplicação de multas. “Neste período inicial, não haverá aplicação de penalidades aos usuários, que receberão todas as orientações de funcionamento do novo sistema”, afirmou.
Tecnologia desenvolvida no Paraná
Conforme o termo de homologação, publicado em edital no começo desta semana, a G2Empreendimentos e Logística Ltda., sediada em Cornélio Procópio, no Paraná, será a responsável por fornecer a solução tecnológica em estacionamento. Na próxima semana, a Companhia Municipal de Urbanismo (Comur), que lidera todo esse movimento de transição do estacionamento, terá reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para definir os próximos passos no processo de implantação do novo sistema. (Fonte: Jornal NH)