'ESG molda investimentos da CMPC Brasil', afirma diretor-geral, Maurício Harger
O Prato Principal da ACI nesta quarta-feira, 26, contou com a presença de Maurício Harger, diretor-geral da CMPC Brasil, que produz 2 milhões de toneladas ao ano de celulose em Guaíba e faturou R$ 6,3 bilhões em 2021.
No evento, com patrocínio de Sicredi Pioneira e Laboratório Fleming e apoio máster de Universidade Feevale e Lauermann Schneider Auditoria & Consultoria, Harger apresentou os principais indicadores do mercado e como a unidade gaúcha – uma das 49 plantas do grupo chileno CMPC no mundo – utiliza o ESG (sigla em inglês de environmental, social and governance ou ambiental, social e governança, em português) como estratégia de negócios e ampliação do impacto social.
O propósito da CMPC é criar, conviver e conservar (3Cs) e as contribuições econômicas e sociais têm forte impacto local. As contratações totalizaram R$ 1,4 bilhão no ano passado, sendo R$ 1 bilhão foi gasto no RS e R$ 500 milhões em Guaíba, em serviços de vão de transporte a atividades imobiliárias.
“Cada real gasto gera impacto de R$ 0,86 na economia, o que significa que o que a CMPC investe adiciona à economia do RS R$ 2,2 bilhões. E, para cada colaborador contratado pela CMPC, sete novos empregos são gerados no RS”, afirmou Harger.
Indicadores do mercado ESG revelam que R$ 30 trilhões é o valor que o mercado global tem aplicado em ativos sustentáveis (ESG) e 83% dos executivos e profissionais de investimentos do mundo esperam que programas ESG contribuam com mais valor para os acionistas. No Brasil, segundo pesquisa do McKinsey Global Institute, 85% dos brasileiros dizem que se sentem melhor comprando produtos sustentáveis. Além disso, 97% deles esperam que as marcas solucionem problemas sociais.
Tendências para negócios em 2022
Harger destacou que cinco principais tendências se apresentam para os negócios, em todo o mundo, este ano:
Propósito antes do lucro
Especialistas afirmam que o “novo capitalismo”, ou ainda “capitalismo de stakeholder”, conforme termo propagado no Fórum Econômico Mundial, vai se consolidar no pós-coronavírus, graças, em grande medida, a um intenso processo de ressignificação do papel da empresa.
Menos competição e mais cooperação
O cenário atual acelerou um movimento de articulação de empresas de setores iguais em torno de desafios em comuns, como compra de testes, respiradores e equipamentos, liberação de serviços para a sociedade poder trabalhar e viver com conforto na quarentena, entre outras contribuições.
Maior transparência gera mais confiança
Em tempos de crise, nos quais colaboradores, fornecedores, parceiros de negócio e comunidades esperam por cuidado, atenção e proteção, costuma crescer exponencialmente a necessidade por prontidão, posicionamentos claros e compromissos firmes, baseados em valores.
Negócios como parte da solução e não parte do problema
Ficou a sensação de que a crise trouxe consigo importantes janelas de oportunidade para acelerar a agenda de sustentabilidade, intensificar os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável e promover uma economia menos intensiva em recursos naturais e emissões de carbono.
Reputação baseada em valor compartilhado
A reputação de empresas tinha como alicerce a qualidade de produtos e serviços, o ambiente, a governança, inovação, cidadania e o relacionamento. Porém, elementos como geração de valor compartilhado, transparência, propósito e percepção de lucro ético, passaram a ser drivers relevantes de reputação.
Práticas de ESG na CMPC
A política de atuação social está baseada nos pilares qualidade de vida, geração de renda e educação, e as iniciativas sociais totalizaram R$ 8,6 milhões em 2021, tendo sido responsáveis pelo fomento e criação de 70 iniciativas.
Na área de produção, a empresa tem o chamado Desafio Quádruplo, que consiste em produzir a matéria-prima de produtos essenciais, assegurar a saúde e segurança dos colaboradores e suas famílias, assegurar emprego e renda para a região e atuar de forma solidária nos municípios onde opera. “No ano passado, investimos na execução do hospital Berço Farroupilha, que conta com 40 leitos para atender à população local”, explica Harger.
Em 2021, devido à pandemia, 4,5 milhões de máscaras cirúrgicas foram doadas em todo o Brasil e, em Guaíba, foram feitos investimento na requalificação urbana das Orlas da Alvorada (3.920m²) e da Alegria (9.170m²) e no Plano de Melhoria de Qualidade de Vida. Com a medida, 30 famílias mudaram-se para moradias dignas.
Devido à necessidade de novos profissionais e o interesse em ativar a mão de obra local, a CMPC desenvolve um programa de formação de operadores, cujo início das aulas foi em setembro de 2021. 32 profissionais foram selecionados para se capacitarem para atuar na empresa, cujos produtos são 100% certificados com o selo FSC, que atesta o manejo florestal responsável.
Novos projetos da empresa
Bio CMPC é o nome de um dos projetos que a empresa vai iniciar em breve. Segundo maior investimento privado no Estado, o projeto une sustentabilidade e eficiência operacional em 31 ações. Destas, nove são ações de melhorias de controles ambientais, oito ações de melhoria de gestão ambiental e 14 são ações de modernização operacional. O investimento aproximado é R$ 2,75 bilhões, R$ 350 milhões serão investidos em geração de empregos durante as obras e 7,5 mil empregos serão gerados durante as obras.
“Vamos tornar a unidade uma das mais sustentáveis do Brasil em gestão de resíduos, tratamento de efluentes emissões atmosféricas e tratamento de gases gestão ambiental (CCA), e obter 18% de aumento da capacidade produtiva, por meio da modernização de equipamentos”, acrescentou Harger.
Outro projeto recém lançado é o RS + Renda, com o objetivo de estimular a silvicultura do RS e proporcionar que produtores integrem a cadeia produtiva de celulose, respeitando o maio ambiente e possibilitando diversificação de culturas e renda na sua propriedade.
CMPC NO MUNDO
- Matriz no Chile
- 49 plantas em 8 países
- 17 mil colaboradores próprios
- Três unidades de negócios: celulose (54% da produção) de celulose, higiene pessoal (31%) e BioPackaging (15%)
- 4 milhões de toneladas de celulose produzida/ano
CMPC NO BRASIL
- Planta em Guaíba/RS
- R$ 6,3 bilhões de faturamento em 2021
- 2 milhões de toneladas de celulose produzidas
- Atuação em 73 municípios
- 6,6 mil empregos diretos + 23 mil indiretos na empresa + 6,6 indiretos fora e + 9,3 mil induzidos: 46,5 mil
- 467 mil hectares totais e 192 mil hectares de área preservada