Entidades debatem atualização do Plano Diretor
Representantes da ACI, do Movimento Roessler, da Asaec e do Sinduscon-NH reuniram-se, na última segunda-feira, 01, na sede do Sinduscon-NH, para dialogar sobre pontos essenciais da atualização do Plano Diretor Urbanístico e Ambiental de Novo Hamburgo.
“Foi um encontro de colaboração, alinhamento e construção conjunta para o futuro da nossa cidade”, afirma o vice-presidente de Infraestrutura, Maicon Schaab, que representou a ACI no encontro.
Conforme ele, a audiência pública para definir a proposta final da atualização do PDUA deve ocorrer em janeiro, sendo que o envio, pela administração municipal, à câmara de vereadores será feito, possivelmente, em março.
Alguns pontos com boas perspectivas de aprovação são o índice construtivo 2,5 para toda a cidade, que pode chegar a 3 se forem atendidos critérios de sustentabilidade ou por outorga onerosa do executivo municipal, a desobrigação de vagas de estacionamento em edificações e a ampliação de seis para dez hectares da área para condomínios residenciais.
Por outro lado, conforme Schaab, ainda estão em discussão propostas como a ampliação da área da Zona Industrial Sul, próximo ao Aeroclube e à Avenida dos Municípios, que enfrenta a resistência de entidades ambientais, e o tamanho de condomínios residenciais cuja aprovação não necessitará de análise especial (até 12 hectares, pela proposta atual).