Encontro na ACI destaca destinação do Imposto de Renda para fundos de crianças e idosos
Por ACI: 08/04/2025
A sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti foi palco, hoje, dia 8, de um encontro para incentivar a destinação do Imposto de Renda aos fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa (CMDCI). O objetivo do evento foi estimular os contribuintes a direcionar parte de seu imposto para ações locais que beneficiem mais de 5 mil crianças, adolescentes e idosos, ampliando os investimentos em projetos sociais na região.
Durante o encontro, que reuniu representantes de diversas entidades e especialistas, José Flávio Bueno Fischer, tabelião e presidente da Fundação Semear, enfatizou a importância dessa iniciativa. “Acreditamos que, juntos, podemos criar oportunidades reais para nossas crianças, adolescentes e idosos”, declarou Fischer, ressaltando que a destinação dos recursos permite aos cidadãos acompanhar de perto a aplicação dos fundos e mensurar os impactos dos projetos.
Carlos Spengler, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, destacou que o direcionamento dos recursos contribui para a eficácia dos projetos e a transparência dos investimentos. Já Leny Camargo Fisch, presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso, reforçou a relevância desses recursos para as instituições que atendem a população idosa, assegurando maior qualidade de vida para esse grupo.
O encontro também contou com a participação de Adauto Miguel Frohlich, da Acessus Contabilidade, que demonstrou como é simples efetivar a destinação do Imposto de Renda, e dos representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Janaína Freitas dos Santos Riegel e Daniel Antônio de Campos, que apresentaram materiais de apoio à divulgação da iniciativa. Fauston Saraiva, diretor da ACI, reafirmou o compromisso da entidade com as causas sociais e destacou que, atualmente, 29 entidades em Novo Hamburgo estão habilitadas a receber esses recursos, demonstrando a força do trabalho em rede para fortalecer a comunidade.
Também estiveram presentes no evento, entre outras pessoas: Daiana De Souza, representando a empresa Killing; Luciane Wendling e Tatiana Torino, representando a empresa Carburgo; e a contadora Pâmela de Campos, da Campal Serviços Contábeis.