Encontro da Aliança para Inovar elenca verticais estratégicas

Por ACI: 03/07/2025

Foi realizado ontem, dia 2, o segundo encontro do movimento Aliança para Inovar Novo Hamburgo — pacto entre governo, setor privado, universidades e sociedade civil com o objetivo de transformar a cidade em uma referência nacional em inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável até 2028. A reunião, realizada no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), contou com a apresentação de dados e análises produzidos por instituições como Sebrae, FIERGS, Invest RS e o Método Dutra. Esses conteúdos serviram de base para que o grupo construísse, de forma colaborativa, uma matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), com o intuito de compreender o cenário atual e as potencialidades do município.

Os grupos de trabalho elencaram verticais estratégicas, que agora serão compiladas, avaliadas e organizadas. Essas verticais deverão nortear o desenvolvimento local nos próximos anos. “Em 30 dias teremos uma devolutiva deste material para, posteriormente, avançarmos para a definição e implementação de projetos”, explicou Daiana Monzon, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), responsável pela iniciativa. “Praticamos, de fato, a escuta ativa. Queremos conhecer as demandas e ideias da sociedade para desenvolver ações efetivas e produtivas”, complementou.

Na abertura do evento, o prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck, destacou o engajamento de diversos segmentos da sociedade, unidos na construção de medidas que poderão gerar um cenário positivo para a região. “É o momento de parar de olhar para trás e pensar no futuro, na cidade que queremos”, ponderou. Ele fez um elogio especial ao presidente da ACI, Robinson Klein, a quem classificou como um modelo inspirador em inovação. “Gosto de fazer as coisas de modo diferente e melhor, pensando fora da caixinha”, completou. O diretor executivo da ACI, Fauston Saraiva, também participou do encontro e contribuiu com sugestões para as verticais estratégicas.

O novo presidente da Fenac, Diogo Leuck — que até o fim de junho integrava o Governo do RS — abordou especificamente a área de health tech, voltada à aplicação de tecnologias na saúde, destacando-a como um segmento com potencial de crescimento na região e já contemplado no planejamento do governo estadual.

Receba
Novidades