Empresas investem no Metaverso

Por ACI: 21/02/2022

I - Introdução

Vivemos na era tecnológica, num mundo em constantes transformações que impactam o dia a dia das pessoas e das empresas. Mudou e vem mudando a forma de interagir, trabalhar e fazer negócios. Portanto, ainda que a sua empresa não esteja organizada digitalmente e que para a sua organização temas relacionados ao universo virtual ainda não sejam prioridade ou estejam distantes, cedo ou tarde o assunto entrará em pauta.

Se estiver atrasado nesta área (sim, atrasado, o mundo é virtual há tempo!) e sua organização ainda não passou por transformação digital para solucionar problemas corriqueiros, melhorar a produtividade e o desempenho, poderá ficar para trás e perder competitividade e clientela.

Na verdade, tal mudança da fase pré-digital para a digital demanda alteração da estrutura empresarial, pois a tecnologia deixa de ser usada de modo superficial e passa a ser estratégica dentro das organizações. Tudo isso pode parecer difícil, pois envolve projeto, tempo, pessoas e dinheiro, mas é preciso atenção ao assunto se quiser manter viva a sua empresa.

Na verdade, independentemente do tamanho do “business”, é possível perceber que regras que orientavam negócios antigamente não são mais aplicáveis num mundo digital. Então, é preciso ficar alerta para que você (sua empresa) não fique para trás.

E, dentro deste universo digital, há alguns meses, começamos a ouvir falar do Metaverso e da influência deste ambiente virtual sobre as empresas e as pessoas, impactando e pretendendo atingir e revolucionar a economia mundial.

Mas, afinal, o que é Metaverso? Para que serve? Como influencia ou pretende influenciar o dia a dia das pessoas e das empresas? Quais empresas estão investindo no Metaverso?

II – O que é Metaverso?

O Metaverso pode ser definido como um ambiente virtual e coletivo que se conecta com o mundo real. Neste ambiente, as pessoas irão interagir por meio de avatares (a sua versão em 3D). O usuário irá se relacionar num ambiente on-line, virtual, não real, mediante uso de equipamento específico (por exemplo: óculos de realidade virtual) e tecnologias que permitem imitar a realidade.

Isso já vem acontecendo com jogos, em que as experiências dos jogadores são cada vez mais reais. Mas a novidade, agora, é estender o Metaverso para outras áreas. As pessoas poderão trabalhar, interagir, estudar, fazer negócios, etc.

Importante elucidar que Metaverso não é sinônimo de internet. Na internet, você navega e usa redes sociais, por exemplo, enquanto no Metaverso você participa do ambiente como se estivesse lá! Alguns afirmam que o Metaverso é uma versão “3D” da internet.

III – Para que serve o Metaverso?

Em qualquer área de atuação, o Metaverso possibilita simular, num ambiente virtual, uma vivência real. Recentemente, foi divulgado pela imprensa que a prefeitura da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, realizou uma reunião no Metaverso. Na área educacional, por exemplo, é possível simular ambientes e permitir ao estudante uma vivência próxima da realidade.

Quanto às empresas, é possível reproduzir o ambiente empresarial de forma virtual, participar de reuniões e seguir no ambiente até o espaço para o café, tornando o trabalho remoto mais dinâmico. Você costuma comprar roupas e calçados em e-commerces? No Metaverso, é possível experimentar produtos usando a realidade virtual e aprimorar a experiência dos compradores.

O grande foco do Metaverso são as empresas, esperando-se que financiem projetos, o utilizem em treinamentos, eventos, reuniões de trabalho, etc. Trata-se de verdadeira revolução no mundo dos negócios.

IV – Quais empresas estão investindo no Metaverso?

Empresas estão utilizando e já lançaram produtos no Metaverso. Alguns exemplos são Nike, Ralph Lauren, Itaú, Vans, Fortnite, Gucci, Balenciaga, Burberry, Stella Artois e Lojas Renner. O Facebook mudou o nome para “Meta” (Meta Platforms) e está investindo em tecnologia que permitirá conexões sociais no Metaverso. Recentemente, a empresa McDonald’s apresentou pedido de registro de marca, nos Estados Unidos, para a criação de um restaurante virtual no Metaverso. O objetivo é entregar produtos virtuais (alimentos e bebidas) e também comida de verdade no domicílio dos clientes.

A autenticidade das transações no Metaverso acontece por meio de tokens, os “NTFs” (Non Fungible Token), registrados em tecnologia blockchain, com a finalidade de garantir a propriedade digital do que for adquirido virtualmente.

V – Considerações finais

O Metaverso tem por finalidade propiciar que pessoas e empresas interajam num ambiente digital, em experiências similares às do mundo físico. Oferece forma diferente de realizar negócios, que pode ou não fazer sentido e ter utilidade prática para a sua vida ou negócios na atualidade. O assunto é incipiente e polêmico e a regulamentação deste ambiente virtual deverá ser pensada e debatida, de modo a prevenir fraudes e garantir a integridade dos negócios, tornando o Metaverso seguro para as empresas e para a sociedade.

Izabela Lehn - Advogada
Integrante do Comitê Jurídico da ACI-NH/CB/EV