Empresas do Vale do Taquari têm perdas de R$ 577 milhões

Por ACI: 02/10/2023

As empresas do Vale do Taquari atingidas pelo ciclone extratropical em setembro tiveram perdas equivalentes a R$ 577.595.258,00. Levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul entre os dias 15 e 23 de setembro indica que, das 1.291 empresas que responderam ao questionário, 1.217 foram impactadas pela enchente nos municípios de Lajeado, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Arroio do Meio, Roca Sales, Muçum, Estrela, Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires.

O maior impacto foi sobre o comércio (44% das empresas), seguido do setor de serviços (41%) e da indústria (15%). 23% das empresas tiveram perda total, 40% perderam até 50% e 37% tiveram perdas de 51% a 90% de instalações, equipamentos, produtos e estoques. Empresas de Pequeno Porte e outras foram as mais atingidas, totalizando R$ 515 milhões em prejuízo.

Necessidade de estrutura física

O levantamento também indica a necessidade financeira das empresas para obras de recuperação da estrutura física. Das 744 respondentes, 568 necessitam de valores até R$ 40 mil. Em relação ao estoque, 551 das empresas disseram precisar de valores até R$ 40 mil. Também é destaque no levantamento a necessidade de apoio financeiro para conserto e aquisição de máquinas, compra de mobiliário, postergação de empréstimo, postergação de pagamento a fornecedores, pagamento da folha de salários e postergação de impostos.

Em relação à expectativa de retorno, 391 empresas disseram já ter retomado as atividades, enquanto 253 afirmaram necessitar de mais de 30 dias e 163 revelaram não saber quando poderão voltar a funcionar. 70% das 890 empresas que responderam a este item disseram não ter nenhum tipo de seguro. 86% revelaram serem adeptas do programa Juro Zero, que, por meio da Sedec e dos bancos vinculados, subsidia juros de financiamentos para investimentos, e 412 manifestaram interesse em contar com apoio gratuito de um consultor para auxiliar na retomada.

Mais atingidas

O levantamento da Sedec revela 13 grandes empresas tiveram, juntas, perdas de R$ 284,23 milhões em estrutura física, equipamentos e estoque. Estas empresas emprrgam 7,3 mil trabalhadores.

Nesta segunda-feira, 02, o presidente da ACI acompanhou visita de deputados federais integrantes da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional ao Vale do Taquari e, nesta terça-feira, 03, participa de reunião de trabalho da Sedec, em Porto Alegre, partir das 10h, para debater ações de apoio às empresas de porte de médio e grande porte da região atingidas pelo ciclone extratropical.