Em setembro, a música de orquestra recebe o toque da tradição gaúcha
O ano de 2024 marcou a história do povo gaúcho. Este ano, o orgulho de um povo aguerrido e bravo se tornou ainda mais imponente e, com a chegada do mês que celebra o nosso estado, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo faz um convite: celebrar as raízes e a força do nosso estado com música!
Após dez anos desde a primeira vez que subiram juntos ao palco, no dia 15 de setembro a OSNH e o Grupo Mas Bah! se juntam para uma belíssima homenagem ao Rio Grande do Sul. Uma noite que irá juntar a música de orquestra com a tradição gaúcha, com a apresentação de um repertório tradicionalista, incluindo hinos simbólicos do povo gaúcho, sob a regência do maestro titular da orquestra, Linus Lerner.
Além de oferecer um belíssimo espetáculo, os grupos desejam reunir o povo gaúcho para celebrar sua força e resiliência frente à maior tragédia da história do estado, e através da música levar alegria aos seus corações e compartilhar a esperança de que nosso povo irá se manter forte, aguerrido e bravo!
Celebrando o estado desde 2014
Parceiros de longa data, os grupos realizaram o primeiro trabalho juntos em 2014, também com um concerto tradicionalista em comemoração ao 20 de setembro, data que homenageia um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha. Na ocasião, os grupos receberam cerca de 320 espectadores no Teatro Paschoal Carlos Magno - mesmo local do espetáculo deste ano -, gerando encantamento absoluto a todos os presentes no concerto.
Em 2021, ainda durante o período de restrições de eventos presenciais no enfrentamento à pandemia da Covid-19, os grupos fizeram uma gravação especial da canção "Charqueada" para celebrar o 20 de setembro, a qual chegou a ser exibida pelo programa Galpão Crioulo na época.
Você pode conferir o trabalho já realizado pelos grupos no canal do YouTube da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo.