E-commerce Meu Sapato Preto cresce com cliente ao centro das operações

Por ACI: 10/06/2022

O sócio-fundador do Meu Sapato Preto, Mateus Barcelos de Menezes, destacou, nesta sexta-feira, 10, durante o evento Gestão On-line da ACI, os principais fatores do sucesso do e-commerce que dirige e podem ser seguidos por quem quer empreender no mundo dos negócios digitais. O evento teve moderação de Débora Trierweiller, integrante do Comitê Regional da ACI em Campo Bom, e o patrocínio de Sicredi Pioneira.

Conforme ele, a transformação digital da grife calçadista Zani Barcelos, de Campo Bom, e a gestão do e-commerce Meu Sapato Preto são baseadas em seis pilares - jornada, produto, marketing, operação, gestão de dados e produto – e têm o cliente no centro de tudo.

“Nosso propósito é conectar pessoas que amam sapatos para fazer um mundo melhor e mais feliz e, alinhados com isso, buscamos oferecer ao cliente a melhor experiência de compra possível”, disse Mateus, destacando que, da facilidade de navegação na plataforma à troca rápida de produtos, tudo deve colaborar neste sentido. Conforme ele, para obter sucesso e crescer rapidamente é essencial, também, ter também fotos de qualidade dos produtos, investir no tráfego pago e fazer uma boa gestão de dados, os quais permitem tomar decisões assertivas.

O Meu Sapato Preto começou a ser formatado em 2018, quando a família percebeu que era necessário mudar o modelo de negócio da Zani Barcelos, pois, se nada fizesse, em alguns anos a empresa desapareceria. “A conclusão a que chegamos foi que era necessário criar um novo canal de comercialização dos produtos, pois a margem da fábrica, até então voltada ao varejo multimarcas, estava corroída, havia ociosidade e muitas sobras de materiais”, explicou Mateus.

O opção pelo e-commerce foi feita na sequência, juntamente com a decisão de produzir e vender somente sapatos femininos pretos, nicho que mostrava-se atrativo. A busca por informações sobre como operar negócios digitais, até então desconhecidos para Mateus, foi feita em paralelo com outra atividade não menos importante, a repintura de couros (em várias cores) não utilizados com a cor preto, para serem reaproveitados na produção.

O início da operação on-line foi em janeiro de 2019, tendo registrado a primeira venda já no primeiro dia. No entanto, em março, teve início a pandemia de Covid-19, que impactou os negócios. Mas a determinação e a capacidade de transformar necessidade em oportunidade levaram família a mantê-lo aberto. Assim, sem demitir sequer um colaborador, seguiu em frente em busca de alternativa. Encontrou-a num segmento relacionado: a produção e a venda de sapatos coloridos. Nasceu, assim, o Meu Sapato Colorido, que, junto com o ‘irmão mais velho’, vem conquistando consumidoras em todo o país.

Também houve a decisão de iniciar operações físicas, especificamente quiosques em shoppings no Rio Grande do Sul, para atender à tendência de os consumidores retomarem as compras físicas assim que a pandemia diminuísse, o que acabou acontecendo. Atualmente três quiosques estão ativos e outros devem começar a operar em breve.

O Meu Sapato Preto e o Meu Sapato Colorido envolvem diretamente nove pessoas, têm 385 mil clientes em todo o país e faturam R$ 2 milhões ao ano. Na Zani Barcelos, atuam 60 pessoas e nas lojas físicas, outras 13. Indiretamente, são cerca de cem pessoas envolvidas. Além dos dois e-commerces, a fábrica também destina parte da produção a lojas multimarcas.

Patrocínio do webinar: Sicredi Pioneira

 

 

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