Dia da Liberdade de Impostos é debatido na ACI

Por ACI: 25/05/2012

Dia da Liberdade de Impostos é debatido na ACI
Ações de conscientização sobre a alta carga
tributária brasileira é realizada há oito anos pela entidade

Novo Hamburgo/RS - O tema "Liberdade de Impostos" esteve em pauta no Prato Principal realizado na sexta-feira (25), na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Na ocasião, o presidente da Aclame (Associação da Classe Média), Fernando Bertuol, palestrou para um público composto por empresários e formadores de opinião do Vale do Sinos, ressaltando a importância em continuar trabalhando na conscientização deste assunto.

Apresentando números referentes a arrecadação tributária no país e comparando-os com a Europa e Estados Unidos, Bertuol lembrou, novamente, da relevância que a abordagem deste tema tem, principalmente, junto aos jovens estudantes, que serão os futuros consumidores e empreendedores. "Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, através da ACI, dão um grande exemplo de cidadania, ao persistirem com esta iniciativa de conscientização, pois como diz a nossa principal frase - Somente quem conhece os tributos que paga, sabe os direitos que tem - é que conseguiremos avançar com relação à mudança de conceitos por parte dos políticos brasileiros", afirmou o palestrante.

TRABALHO PERMANENTE - A reunião-almoço encerrou uma programação especial promovida pela ACI e Aclame, durante toda a semana, que contou com a realização de palestras nos três municípios de abrangência da ACI. "É muito positivo ver o engajamento de voluntários desta entidade, neste trabalho permanente, que é mostrar à comunidade que os impostos estão embutidos em todos os produtos e serviços. Não podemos desistir e o ideal seria dar continuidade a este trabalho durante todo o ano", avaliou o arquiteto e urbanista Bertuol.

O palestrante também aproveitou para relembrar as ações realizadas em anos anteriores, pela ACI e pela Aclame, incluindo caminhadas de estudantes e empresários, e a venda de produtos sem impostos, inclusive automóveis zero quilômetro. "Este ano não tivemos patrocinadores, mas o importante é que temos o empenho e a força de entidades como a ACI, uma das únicas a dar continuidade a este projeto há oito anos".

AÇÕES - O presidente em exercício da ACI, Júlio Cézar Camerini, endossou as palavras de Fernando Bertuol, alertando para o processo de desindustrialização que tem, como uma das causas, justamente a alta carga tributária. Ele também enfatizou as recentes ações que a ACI tem realizado, como a participação em Brasília, em audiências com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, ocasião em que foi entregue um estudo crítico sobre o Plano Brasil Maior, além dos debates, também na capital federal, sobre a regulamentação do novo modelo de terceirização para o setor público e privado, e ainda a reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, em relação ao pleito de extinção dos 10% de multa rescisória do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sobre a demissão sem justa causa.

As atividades pelo Dia da Liberdade de Impostos realizadas durante toda a semana em escolas de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, também tiveram a colaboração da Fundação Semear e Fundamental, sendo coordenadas pelos vice-presidentes de Comércio, Geovane Schell, e de Serviços, Carmem Kauer.

As escolas que participaram das palestras foram, em Novo Hamburgo, os colégios Santa Catarina, Cenecista Felipe Tiago Gomes, Sinodal da Paz, Instituição Evangélica, PIO XII e Feevale. Em Campo Bom a ação foi realizada no CEI (Centro de Educação Integrada) e em Estância Velha na Escola Artur Konhardt. Alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do ensino médio estiveram atentos às palestras. Os palestrantes nas escolas foram todos voluntários: Carmem Helena Kauer, Adauto Miguel Frohlich, Márcio Staudt, Adelino Colombo, Marco Aurélio Kirsch, Otair Silva, Natalino Conci e Rafael Cardoso Brochier.

CONCURSO - A turma jovem dos municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha é o grande foco das ações desenvolvidas pela ACI nesta edição, além de toda a comunidade. A ACI está realizando um concurso de redação com os estudantes, tendo como tema "Quem conhece os tributos que paga, sabe os diretos que tem".

Podem participar os alunos nascidos em 1998 e cursando o 9° ano do Ensino Fundamental de 9 anos ou a 8ª série do Ensino Fundamental de 8 anos. As redações devem ser inéditas e os primeiros 50 alunos que entregarem a redação receberão o livro “Uma Trajetória de Valor - ACI 90 anos”. Será aceita apenas uma redação por participante inscrito.

A entrega das redações pode ser feita na ACI, na rua Joaquim Pedro Soares, 540, em Novo Hamburgo; na Regional ACI Campo Bom, na rua dos Andradas, 470, salas 4 e 6; ou na Regional ACI Estância Velha, na Av. Presidente Lucnea, 4266, sala 2. Informações adicionais sobre os critérios para participar do concurso podem ser obtidas na entidade, pelo fone 2108-2108 ou pelo e-mail evelyn@acinh.com.br, com Evelyn Pedroso ou Karollin Ferrareze. As redações premiadas em 1º, 2º e 3º lugares serão divulgadas no site da ACI e o evento de entrega da premiação ocorre dia 9 de julho, às 18h, na ACI. O 1º lugar vai receber um Tablet, o 2º colocado uma máquina fotográfica Digital e o 3º lugar um MP3 player.

GRAFITE
- A reunião-almoço contou com a participação do grafiteiro Rafael Jung, graduando no curso de Artes Visuais e que ministra oficinas de grafite desde 2004 e possui trabalhos realizados no Rio Grande do Sul, São Paulo e no também no exterior. Ele desenvolveu, durante o evento, uma tela que simboliza a alta carga tributária do dia a dia do cidadão e que ficará em exposição na Central de Atendimento da ACI, como forma de chamar a atenção dos associados e comunidade para a conscientização e relevância do tema para a sociedade.

O Prato Principal teve o apoio da Sicredi, com colaboração de Sucos Petry.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 25/5/2012

Receba
Novidades