Desafiando fatores geopolíticos e culturas alimentares, Conservas Oderich faz sucesso em 52 países
Por ACI: 18/09/2025
Uma das 15 empresas mais antigas do Brasil, a Conservas Oderich S.A., de São Sebastião do Caí, não faz sucesso apenas entre os brasileiros com sua linha de produtos. Consumidores de 52 países consomem proteínas animais combinadas com legumes processadas em suas sete unidades, localizadas no Rio Grande do Sul e em Goiás.
Números e detalhes da trajetória internacional iniciada na década de 1920 foram apresentados pelo gerente de exportação da empresa, Tales Carrard Ledur, durante a 21ª edição do Dinner Talking | Conectar pessoas para impulsionar negócios, que a ACI realizou nesta quarta-feira, 17 de setembro, no restaurante do Swan Novo Hamburgo.
O evento teve manifestação do presidente, Robinson Klein, na abertura e condução da vice-presidente de internacionalização da ACI, Sheila Bonne.
“Com posicionamento estratégico no comércio internacional, comercializamos nossos produtos nos cinco continentes atualmente”, disse Ledur. Conforme ele, as primeiras experiências no exterior iniciaram-se nos anos de 1920, mas consolidaram-se como posicionamento estratégico, pela atual gestão, na década de 1990.
Dois pilares importantes servem de base ao projeto de internacionalização: adequação aos paladares multiculturais e participação em projetos governamentais, como banco de alimentos, programas escolares e de defesa nacional, de países que vão de Angola ao Uruguai.
A diversidade de culturas torna desafiador o processo de internacionalização. “São projetos que somam e desafios que se multiplicam”, destacou. As diferentes culturas alimentares exigem diversidade de ingredientes, testes de sabor, adequação do processo produtivo e adequação aos paladares multiculturais.
Desafios enfrentados
Conforme o gerente de exportação, o processo de internacionalização envolve também tempos e expectativas dos clientes, fatores que a empresa não controla (geopolíticos, por exemplo) e adequação a normas e processos, como a Certificação Halal e auditorias. Mas, ainda assim, a empresa obteve inúmeras conquistas ao longo da jornada, tendo consolidado importantes produtos no cenário internacional, reconhecimento setorial, clientes e mais de 80 países já atendidos e expertise para constante aprimoramento dos processos de gestão e produção. Cerca de 35% do faturamento da empresa advêm das exportações.
Case África
Em sua palestra durante o Dinner Talking, Tales Carrard Ledur destacou um case que desafiou as barreiras burocráticas para um embarque inusitado. A operação foi programada e executada em 72 horas e consistiu no envio de 98 toneladas de carne enlatada para Angola, em 2023. O sucesso da operação levou à assinatura de contrato que se mantém ativo até os dias atuais.
A EMPRESA
- Fundada em 1897
- Cinco unidades produtoras, um centro de distribuição e sede administrativa
- Mais de 2,3 mil colaboradores
- 35% do faturamento decorrentes de exportação
- 52 países ativos, nos cinco continentes
- R$ 1 bilhão de faturamento projetado para 2026
Patrocínio: Conexo 35 anos, Sicredi Pioneira e Cigam
Apoio máster: Sebrae RS