Deputado apresenta projeto de extensão do Trensurb ao Vale do Paranhana

Por ACI: 22/03/2024

O projeto de extensão do Trensurb ao Vale do Paranhana foi o tema da reunião mensal do Comitê Regional de Campo Bom, nesta quinta-feira, 21, coordenada pelo vice-presidente Eduardo Gottlieb.

O coordenador da frente parlamentar que trata do assunto, deputado Issur Koch, e o assessor Mario Selbach enfatizaram a importância da coleta de 100 mil assinaturas, em um abaixo-assinado virtual, até o mês de setembro, para que o projeto possa avançar.

O objetivo da extensão até Taquara é promover o desenvolvimento regional, com impacto no Vale do Paranhana, na Serra e nos Campos de Cima da Serra. Os benefícios previstos são melhoria do transporte público, redução do impacto ambiental, geração de empregos, estímulo ao turismo e melhoria da qualidade de vida da população local.

Uma das ações propostas é a solicitação ao Ministério das Cidades para inclusão de recursos no orçamento federal visando a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea), com custo estimado em R$ 6 milhões. Outras são o abaixo-assinado virtual, com apoio da sociedade, e a promoção do projeto junto ao público em geral, através de eventos e audiências públicas. Órgãos públicos, entidades e veículos de comunicação também estão sendo visitados para obtenção de apoio ao projeto.

“Nossa proposta prevê que extensão seja de forma aérea, a fim de que o trem não divida as cidades, utilizando o traçado da RS-239, de Novo Hamburgo a Taquara”, disse Issur Koch, que coordena o grupo de 24 deputados na Assembleia Legislativa.

O projeto prevê a construção de, pelo menos, sete novas estações: Feevale Campus II (Novo Hamburgo), Feevale Techpark (Campo Bom), Sapiranga (Calçados Beira Rio), Nova Hartz (entrada da cidade/Frivale), Araricá, Parobé (Calçados Bibi) e Taquara (Faccat).

 

 

Receba
Novidades