Depois do calçado, Jorge Bischoff busca sucesso no mundo do vinho

Por ACI: 31/10/2022

Jorge Bischoff é um dos mais conceituados designers brasileiros de calçados e um empreendedor que inspira. O empresário e CEO do Bischoff Group comanda, a partir de Igrejinha, uma rede de 102 lojas exclusivas/franquias em todo o país, além de comercializar sua linha de calçados, bolsas e acessórios em outros 700 pontos multimarcas de norte a sul. Juntos, os dois segmentos totalizam 2 milhões de pares de sapatos e bolsas vendidos ao ano, no Brasil e em outros 60 países, em todos os continentes.

Em 2019, o empreendedor iniciou uma nova atividade: a produção de vinhos finos com seu nome, que, como ocorreu com o calçado, certamente também o levará a uma posição de destaque. Jorge Bischoff foi o palestrante do Prato Principal Híbrido que a ACI realizou na última sexta-feira, 28, no Centro de Eventos do Swan Hotel Novo Hamburgo. Na abertura, o presidente da ACI, Diogo Leuck, destacou a comemoração dos 102 anos, os novos produtos ofertados aos associados e a manifestação da entidade em favor de projetos políticos que defendem a liberdade e apoiam o empreendedorismo. No evento, também foram homenageadas onze empresas associadas aniversariantes em outubro.

Em sua palestra, Jorge Bischoff apresentou os novos caminhos da marca, criada em 2001 e que hoje tem milhares de admiradoras e admiradores que a utilizam em todos os momentos da vida. Além do público feminino, atende ao consumidor masculino com uma linha de sapatos e acessórios que também cresce em volume de vendas a cada temporada.

“Foi uma verdadeira ousadia criar uma grife de lifestyle quando não existia nenhum nome masculino no segmento de sapatos femininos”, disse. Com o propósito de tornar a marca referência em design no varejo de sapatos para o Brasil e o mundo, Jorge Bischoff inaugurou, na Rua Padre Chagas, em Porto Alegre, em 2003, a primeira loja própria, com estacionamento, piscina e espumante para as clientes. Depois, vieram as lojas em Gramado, em 2005, como foco em visitantes de outros estados, e no Iguatemi, em Porto Alegre, em 2008. Nesse mesmo ano, foi aberta a loja conceito, também em Gramado, e, em 2010, a grife chegou à sofisticada Oscar Freire, em São Paulo.

O sucesso destas unidades levou à criação do projeto de expansão por meio de franquias, em que a marca conquistou o Brasil e também alcançou projeção internacional. Atualmente, 102 unidades estão em operação. Outras cinco vão ser abertas ainda em 2022. “Só não vamos abrir mais lojas este ano devido à falta de pontos”, explicou o designer. Com pelo menos 12 contratos já assinados, a meta da empresa é chegar ao final de 2023 com 146 lojas e, de 2024, com 200 unidades, entre elas algumas próprias.

Vinhos de personalidade

Embora tenha começado de maneira não planejada, durante um evento multissetorial de que participou em Mendoza, na Argentina, a produção vinhos é hoje um negócio que – como o calçado – recebe toda a energia do empresário e sua equipe. Após adquirir uma área de terras no Valle do Uco, aos pés da Cordilheira dos Andes, principal região produtora de vinhos da Argentina, Jorge Bischoff colocou em operação a Finca Jorge Bischoff, com barricas importadas da Europa e dos Estados Unidos e a consultoria de um enólogo italiano.

O clima desértico, a 1,3 mil metros de altura, favorece a produção de uvas de qualidade e vinhos que permitem aos apreciadores viver uma experiência de aromas e sabores. O portfólio da marca inclui quatro opções: authentic malbec, cabernet sauvignon, pinot noir e blend de blancs, lançados recentemente.

Assim como os sapatos são a perfeita definição de poder e autoestima, os vinhos Jorge Bischoff propõem uma experiência gustativa que expressa a alma e o coração de seu criador, diz um folder promocional da marca, cujos calçados  encantam pela qualidade e pelo calce e que começa a ofertar ao seu público uma linha de vinhos de personalidade. O Bischoff Wine inclui também espumantes brut rosé e moscatel (os mesmos que são servidos em suas lojas desde 2003) produzidos em Pinto Bandeira, na serra, pelo premiado enólogo Mário Geisse e pela família Geisse.

Além da falta de conhecimento sobre a atividade, Jorge teve que enfrentar, no início da produção vínicola, a pandemia de covid-19, que levou ao fechamento das fronteiras com o Brasil durante alguns meses e impedia viagens ao país vizinho. “Em pleno processo produtivo e período de degustação da safra de 2019, o pânico tomou conta de todos, mas foi contornado pelo envio de quatro garrafas ao Brasil para degustação”, lembra. Com a aprovação do lote, a produção pode então seguir seu curso e, hoje, a marca começa brinda os clientes com vinhos com alma, que carregam a filosofia de trabalho de Jorge Bischoff combinada com a história, os sabores e os aromas únicos da região do Valle do Uco.

Durante o Prato Principal, além de descrever sua trajetória, Jorge Bischoff deu um conselho a quem já empreende ou pretende empreender. “Utilize sua capacidade de criar novos negócios e acredite no potencial da sua equipe, que é parte de qualquer receita de sucesso. Acredite em você, faça acontecer e conte sempre com as bênçãos do Criador”, sugeriu, sendo aplaudido intensamente.

Patrocínio: Sicredi PioneiraLaboratório FlemingDomínio Tributário e ABC Negócios – Conhecimento para Lucrar

Apoio máster: Universidade Feevale

Apoio: Lauermann Schneider - Auditoria & ConsultoriaReverse - Gestão de Resíduos e Sebrae RS

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