Consinos propõe implantação da RS-010 entre a ERS-239 e a RS-118
O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) encaminhou, na última sexta-feira, 21, ofício ao Secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella, propondo alterações no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da RS-010. Entre elas, está a implantação da Rodovia do Progresso entre a ERS-239 (Sapiranga) e a RS-118 (Cachoerinha), conforme os traçados 3 ou 4 do EVTEA. Desta forma, o trecho entre Cachoeirinha e Porto Alegre (traçado 1) ficaria de fora.
As alterações foram propostas com base em decisão tomada durante reunião virtual, na última quinta-feira, pelos representantes das prefeituras e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (COMUDEs) que integram o Consinos (Araricá, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul).
“Os participantes, por unanimidade, deliberaram que, considerando que a implantação da RS-010 será através de Parceria Público-Privada (PPP), esta medida permitirá uma redução de 1/3 no custo do pedágio, com benefícios aos usuários. Além disso, propõem iniciar as obras a partir da ERS-239 e colocar o EVTEA definitivo no site do Consinos para que possa ser consultado”, explica o economista Carlos Anschau, autor da proposta e representante da ACI no Consinos.
Para a vice-presidente de infraestrutura da ACI, Gladis Ester Killing, a nova rodovia é importante para a mobilidade e a interligação do Vale do Sinos com a Freeway, Porto Alegre e outras regiões do Estado, como a zona sul, para onde é destinada boa parte da produção industrial local. “É uma nova alternativa que vai desafogar a BR-116 e beneficiar a economia de diversos municípios, inclusive aqueles que têm no turismo um dos pilares da sua economia”, afirma.
Conforme Gladis, por tratar-se de uma reivindicação histórica da região, é importante os processos relacionados à obra sejam acelerados. ACI, acrescenta, participa ativamente das tratativas para que a RS-010 finalmente saia do papel e beneficie a conexão do Vale do Sinos com outras regiões.
RS-010 – Exposição de motivos
Segundo Anschau, o ofício encaminhado à Secretaria dos Transportes contém uma exposição de motivos para a implantação da Rodovia do Progresso. São eles:
1) 45 anos de espera
2) Prioridade no Planejamento Estratégico do Consinos;
3) Objetivo é desafogar a BR-116
4) A principal demanda relaciona-se ao transporte de cargas de empresas do Vale do Sinos
5) Quebra de paradigma: A rodovia será totalmente construída com recursos da iniciativa privada
6) A função fundamental da rodovia é interligar a RS-239 com a RS-118 e agilizar o acesso à Freeway
7) Implantação do trajeto entre a RS-239 e a RS- 118 (traçados 3 e 4) permitirá redução de 30% do custo do pedágio
b) Início das obras a partir da RS-239 beneficia implantação do rodovia