Consinos disponibiliza Perfil Socioeconômico do Vale do Rio dos Sinos

Por ACI: 15/10/2025

O Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Rio dos Sinos (Consinos) disponibiliza o Perfil Socioeconômico da região, que contém informações atualizadas sobre os quatorze municípios - Araricá, Nova Hartz, Ivoti, Nova Santa Rita, Dois Irmãos, Portão, Estância Velha, Campo Bom, Sapiranga, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Canoas - que a compõem.

O objetivo é oferecer subsídios, a partir de uma visão territorial, para a reconstrução do Estado. Sua concepção parte da ideia de que é fundamental um esforço não só de um planejamento voltado à retomada econômica do Rio Grande do Sul, mas também de desenvolvimento de políticas que considerem os problemas e as oportunidades de suas regiões. A elaboração foi feita pelo Departamento de Planejamento Governamental do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Características demográficas

O Corede Vale do Rio dos Sinos foi criado em 1994, e os seus quatorze municípios, conforme o Censo Demográfico de 2022, possuem 1.332.814 habitantes, o que o coloca como o segundo Corede mais populoso do Estado do Rio Grande do Sul, representando 12,25% da população gaúcha. Os municípios de Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo são aqueles que, dentro do Corede, lideram no quantitativo populacional, com as populações de 347.657, 227.646 e 217.409 habitantes, respectivamente. Por outro lado, Araricá, Nova Hartz e Ivoti possuem as menores populações dentro do Corede, com 8.525, 20.088 e 22.983 habitantes, nessa ordem.

No que se refere à urbanização, o Corede Vale do Rio dos Sinos se destaca por liderar a taxa de urbanização entre os Coredes do Estado, com a taxa de 98,00% da sua população residindo em áreas classificadas como urbanas, quando a média estadual foi de 87,50%. O município de Canoas foi o único que, dentro do Corede, obteve uma taxa de urbanização de 100%. Na sequência, aparecem os municípios de Esteio e Sapucaia do Sul, que obtiveram as taxas de 99,95% e 99,67% da população em áreas urbanas, respectivamente. O município de Araricá foi o único que, dentro do Corede, obteve taxa de urbanização inferior à média estadual, ao apresentar taxa de 80,38% da sua população em áreas urbanas; no prosseguimento, os municípios de Portão e Nova Santa Rita aparecem com as taxas de urbanização nos valores de 87,72% e 89,56%, nessa ordem.

Quanto à taxa média geométrica de crescimento populacional anual do Corede Vale do Rio dos Sinos para o período de 2010-2022, observa-se um valor maior do que a média estadual, de 0,15%, ao obter a taxa de 0,27% ao ano. Esse valor é certamente influenciado pelo município de Araricá, líder em maior taxa de crescimento entre todos os municípios do RS, com a taxa de 4,79% ao ano. Na sequência, os municípios de Nova Santa Rita e Ivoti também se destacam, com as taxas de 2,06% e 1,22% ao ano. Em contraponto, os municípios de Esteio e Novo Hamburgo foram os únicos do Corede com taxa média geométrica de crescimento populacional negativa, obtendo as taxas de -0,49% e -0,40% ao ano.

Faça aqui o download

 

 

 

Receba
Novidades