Consinos debate traçado da RS-010, a Rodovia do Progresso

Por ACI: 05/05/2021

Na reunião do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos) no dia 20 de abril, Carlos Antônio Anschau, membro do Conselho de Representantes – Classe Empresarial – Indústria (Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha), enfatizou que a RS-010 – cujo traçado se inicia no encontro entre a BR-290 (freeway) e a Avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, e termina na RS-239, entre Campo Bom e Sapiranga - compõe prioridade estabelecida no Planejamento Estratégico do Consinos para o período 2015-2030.

Anschau apresentou o croqui para apreciação dos participantes e solicitou que o novo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do traçado da RS-010 seja publicado no site do Consinos para que todos os municípios/prefeitos tomem conhecimento, pois a rodovia tem um propósito maior por ser um complemento de um anel rodoviário da região metropolitana e o Consinos ser o principal beneficiado por essa medida, já que envolve todos os seus municípios diretamente.

Propôs que o Consinos realize uma reunião virtual com todos os seus membros e prefeitos para discutir o EVTEA da RS-010, e não somente com cada prefeitura envolvida, como o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) cogitava fazer.

Esclareceu que o estudo de viabilidade da RS-010 foi contratado pelo Governo do RS no valor de R$ 300 mil, encontrando-se em fase de consulta pública. A próxima fase será a realização do projeto executivo e, em seguida, será feita a licitação da obra, que será executada através de parceria público-privada (PPP), ou seja, com investimento particular, e não público. O Daer será o coordenador da PPP e terá a tarefa de viabilizar a desapropriação das áreas particulares envolvidas. Anschau disse que o objetivo principal de sua proposta é evitar desperdício de recursos, por isso sugere a exclusão do trecho entre Porto Alegre e a RS-118, que é o custo mais elevado de obra e da desapropriação de áreas. Desta forma, a RS-010 se iniciaria na RS-118 e passaria a custar 2/3 do valor indicado no estudo prévio, R$ um bilhão, e o custo do pedágio seria 1/3 menor do que originalmente concebido.

Cientificou que a coordenação, por parte do Governo do Estado do RS, está sendo feita pelo Secretário Estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella. Após discussões, a Diretoria do Consinos considera o projeto de extrema importância para a mobilidade e o desenvolvimento da região do Vale do Sinos e fará os possíveis futuros encaminhamentos. (Foto: Jornal NH)

 

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