Comitê de Estância Velha analisa Difal de ICMS e falta de energia elétrica

Por ACI: 29/03/2022

O Comitê Regional da ACI em Estância Velha reuniu-se nesta terça-feira, 29, sob a coordenação do Vice-presidente, Leandro Kolling. O encontro mensal contou com a presença, além dos integrantes, do advogado tributarista Rafael Köche, que apresentou as alterações do diferencial de alíquota (Difal) de ICMS após a decisão do Superior Tribunal Federal e Lei Complementar 190/2022.

A lei foi aprovada pelo Congresso em 2021 e sancionada em janeiro último pelo Presidente da República, devendo entrar em vigor somente em 2023. Estados, entretanto, já estão aplicando-a em 2022, motivo pelo qual empresas estão ajuizando ações contra cobrança.

Outro tema da reunião foi a entrega de um documento à concessionária RGE com pedido de providências para a constante falta de energia elétrica na cidade. O documento será entregue pelo vice-presidente regional e pelo diretor da ACI, Leandro Villela Cezimbra, diretamente à sede da empresa. Também foram apresentadas sugestões de ideias para ações do comitê dentro do planejamento estratégico da ACI para o biênio 2022-2033, que deverão ser definidas até o mês de maio.

Curso GDE

A ACI inicia no dia 04 de maio uma nova edição do curso Gestão para Desenvolvimento da Excelência (GDE), cujo objetivo é preparar os participantes para analisar o modelo de gestão utilizado pela empresa e identificar, por meio do diagnóstico, oportunidades de melhoria para deixar a empresa mais competitiva no mercado. Além de aulas às quartas-feiras, haverá auxílio de um consultor para a implantação das melhorias na empresa e visitas técnicas. O curso terá sete módulos, duração de 70h e coordenação técnica de Fernanda Klauck. A formatura está prevista para o dia 26 de outubro.

Assuntos institucionais

O diretor Leandro Villela Cezimbra destacou quatro recentes ações da ACI: participação em reunião para tratar do projeto RS-010, apoio à campanha de arrecadação de alimentos em pedágios de rodovias estaduais para doação do Banco de Alimentos, entrega de documento e pedido de providências à RGE para solucionar a falta frequente de energia elétrica em Estância Velha e articulação para o fim do uso obrigatório de máscara em ambientes laborais.

Outros assuntos

O diretor Mauro Helbing destacou o sucesso do projeto piloto de xadrez para alunos da 3ª, 4ª, 7ª e 8ª série que o Colégio Luterano Arthur Konrath está desenvolvendo com o patrocínio da empresa Dimel.

Cláudio Pozza informou sobre a participação em reunião sobre o projeto de regulamentação das medidas e localização de outdoors e placas de publicidade, que não foi aprovado por entidades comerciais, será refeito pela prefeitura municipal e passará a contemplar apenas os passeios públicos.

Próximos eventos da ACI

31 de março – Prato Principal Oportunidades tecnológicas do grafeno à indústria
6 de abril – Início do Fórum Gestão da Sucessão em Empresas Familiares de Pequeno e Médio Porte, promoção da ACI e IBGC.
12 de abril - Webinar Gestão de Pessoas teletrabalho, home office e modelo híbrido
13 de abril – Conexão Networking On-line
19 de abril – Visita técnica à CMPC