CMPC anuncia investimento de US$ 5 bilhões em nova unidade no RS

Por ACI: 29/04/2024
Foto: Eliezer Falcão/Sedec RS

O ex-presidente Diogo Leuck representou a ACI na cerimônia em que a chilena CMPC anunciou, nesta tarde, investimento de US$ 5 bilhões na implantação de uma nova unidade de produção de celulose e florestas no município de Barra do Ribeiro. O investimento no empreendimento é de US$ 5 bilhões e um dos maiores já feitos na história do Rio Grande do Sul.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 29, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite, dirigentes da empresas e representantes de entidades empresariais.

A nova unidade deve ter potencial para fabricar até cerca de 2,5 milhões de toneladas de celulose ao ano. A CMPC vem constantemente aumentando sua capacidade de produção no Rio Grande do Sul. Em 2015, a empresa expandiu suas operações com uma segunda linha de produção de celulose no complexo que possui em Guaíba. O investimento, na ocasião, foi de aproximadamente R$ 5 bilhões e elevou em quase quatro vezes a capacidade produtiva da planta, que passou de 450 mil toneladas de celulose ao ano para 1,75 milhão de toneladas anuais.

Recentemente, a companhia realizou mais uma expansão e modernização da estrutura em Guaíba, uma ação chamada de Projeto BioCMPC. O aporte nessa iniciativa foi de R$ 2,75 bilhões e permitiu à empresa aumentar a sua capacidade de produção de celulose em mais 350 mil toneladas anuais.