Centenária trajetória de sucesso da Fruki foi apresentada pela CEO Aline Eggers Bagatini
Por ACI: 21/11/2024
"Paixão por oferecer o melhor sabor, construindo conexões verdadeiras e fazendo a diferença na vida das pessoas e do planeta". Esse é o propósito definido pela Fruki e que traduz a essência da empresa, que comemorou seu centenário em abril deste ano. Esta trajetória de sucesso foi apresentada pela CEO da Fruki Bebidas, Aline Eggers Bagatini, durante o Prato Principal da ACI, realizado nesta quinta-feira, 21 de novembro, no Centro de Eventos do Swan Novo Hamburgo. O evento teve a condução do presidente Robinson Klein.
Criada em 1924, em Arroio do Meio, a Fruki abriu suas portas produzindo cerveja com a marca Bella Vista, além de refrigerantes, vinagre e aperitivos. "Logo outros produtos foram sendo acrescentados ao portfólio, como licores e água", informa Aline.
Com a ampliação dos mercados, houve necessidade um novo local, maior e moderno. E foi em 1971 que a empresa se instalou em Lajeado, onde está a sua sede, e que é criada a marca de refrigerantes Fruki (união de fru, de fruta + Ki, primeira sílaba de Kirst, sobrenome do fundador Emílio Kirst, bisavô de aline).
Hoje, a Fruki conta com seis marcas, nove centros de distribuição no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde atende aproximadamente 25 mil clientes. Ao todo, são 1.100 profissionais, que atuam em duas plantas industriais, com receita bruta de R$ 642 milhões em 2023 e produção de 620 milhões de litros por ano. A empresa se orgulha em ser destaque em premiações como o Marcas de Quem Decide e Top of Mind, e também no Great Place To Work (Melhores Empresas para Trabalhar), conquistando a terceira posição no Rio Grande do Sul entre as empresas de grande porte.
Conforme explica Aline, o processo sucessório iniciou-se em 2013, quando seu pai Nelson Eggers (neto de Emílio Kirst) iniciou a transição para transferir o bastão do comando da empresa. Aline assumiu como CEO em 2019, mantendo sempre o apoio do pai que segue como Presidente do Conselho Consultivo. "É um privilégio passar por esse processo com ele vivo e ativo, sendo sempre um esteio para a empresa", detalha.
A Fruki segue em franco crescimento e o futuro se mostra promissor. Aline revela que a primeira fase da ampliação da unidade de Paverama, em 2023, consumiu investimentos da ordem de R$ 190 milhões. "Imaginávamos que ela seria suficiente para atender a demanda por quatro ou cinco anos. No entanto, uma nova ampliação já está acontecendo e terá aporte de R$ 130 milhões", enfatiza.
O processo de Governança, iniciado em 2005, se propõe a garantir a perenidade do negócio, com foco em três vertentes: Corporativa, Societária e Familiar, todas conectadas pela união. Na parte Corporativa há o Conselho Consultivo, o Comitê Executivo, Comitês de Finanças e de Pessoas, além de Auditoria Externa. A parte Societária compreende Acordo de Acionistas, Conselho de Acionistas, Reuniões Trimestrais e Grupo de WhatsApp. Já no braço Familiar estão contemplados Protocolo de Família e Conselho de Família.
Valorização da qualidade de vida
A Fruki tem uma postura de valorização de seus colaboradores, apoiando e incentivando a inovação e o aprendizado contínuo, que trazem resultados práticos e realizações para prosperidade, com foco nas pessoas e na satisfação do cliente.
"Segundo um estudo feito pela Universidade da Califórnia, um profissional feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% mais em comparação com os outros", argumenta Aline, justificando a postura da empresa em relação a seus colaboradores, parceiros comerciais, fornecedores e a sociedade em geral.
Patrocínio máster: Sicredi Pioneira
Patrocínio: Domínio Tributário, Conexo Logistics, Cigam Software Corporativo, Exatus Contabilidade, Unimed Vale do Sinos e Revista Expansão - 25 anos
Apoio máster: Universidade Feevale e Sebrae RS