Brique na Estação está de volta ao Centro Histórico de Hamburgo Velho

Por ACI: 05/09/2024

O Brique na Estação, evento cultural que celebra a história e a arte de Novo Hamburgo, retorna após um hiato desde 2023. No próximo domingo, 8 de setembro, das 10h às 19h, a Rua e Praça Mauá, no coração do Centro Histórico de Hamburgo Velho, serão palco de uma programação diversificada e gratuita para todas as idades. O evento contará com a tradicional Feira de Artes Visuais, apresentações musicais e a participação especial de autores locais.

A Feira de Artes Visuais, ponto central do Brique, receberá a artista Martina Berger, que convida para um mergulho no universo lúdico de suas criações com miniaturas em cerâmica, que revisitam memórias afetivas dos contos de infância e que, na sutileza das cores e diversidade de formas, despertam a alegria de viver. Além disso, outros artistas também compartilharão de seus processos criativos com o público neste espaço, como Juarez Sander, artista permanente do evento, que mostra sua série de pinturas que retratam os casarios do Centro Histórico de Hamburgo Velho, e Daniel Batistaca, com trabalhos de arte em ferro.

Música ao vivo

A música será um elemento essencial do Brique na Estação, com apresentações imperdíveis de Viktor V. e Ale Ravanello Blues Combo. Os visitantes poderão apreciar uma seleção diversificada de estilos musicais enquanto exploram a feira e se conectam com a atmosfera histórica do local. O DJ Negro P. completará a experiência com uma discotecagem envolvente durante todo o evento.

Durante a tarde, Viktor V., compositor e intérprete apresenta a partir das 15h30min, show acústico com canções que marcaram o rock dos anos 1990. Já a partir das 18h, o combo que une Ale Ravanello (harmônica e vocais), Sergio Selbach (contrabaixo), Nicola Spolidoro (guitarra) e Clark Carballo (bateria), interpretará um repertório de temas recheados da animação e do swing dos anos 1950 e 1960, com muita interação e comunicação com o público.

Literatura e Interação

O Brique na Estação também valoriza a literatura local, oferecendo um espaço para autores interagirem com o público, autografarem seus livros e conversarem sobre suas obras. Nesta edição a participação será da artista Ariadne Decker, que exibirá sua obra em homenagem às comemorações dos 200 anos da imigração alemã no sul do Brasil.

A convidada, prata da casa, lança o livro de colorir Herança Cultural Alemã, que é formatado a partir de 30 desenhos, acompanhados de textos explicativos, que remetem a influências da cultura alemã, presentes e incorporadas ao nosso cotidiano, seja através da culinária, dos jogos, da arquitetura, do trabalho, das organizações sociais, entre outras práticas, que por vezes passam despercebidas. As ilustrações são um convite à diversão e ao aprendizado, e a autora estará presente no evento, conversando e autografando seus livros, das 14h30min às 17h.

Especial Brechó

Nesta edição, o tradicional brechó do Brique na Estação contará com uma edição especial, que remete ao mercado de second hand, ou de segunda mão, que tem crescido muito nos últimos anos, no Brasil e em todo o mundo. Esse crescimento reflete uma mudança significativa no comportamento do consumidor em direção ao consumo consciente e sustentável. Assim, em celebração ao Dia Internacional do Second Hand, comemorado no final de agosto, no dia 25, e bem na pegada do Brique na Estação, nesta edição haverá um Especial Brechós. São cinco marcas convidadas, que destacam a importância deste mercado e seu impacto positivo no meio ambiente, na economia e na sociedade como um todo! Com uma curadoria super especial e um mix de peças vintages e atuais, os participantes encontrarão vestiário feminino, infantil e masculino, calçados, bolsas e acessórios.

Diversidade cultural e sustentabilidade

Além das atrações mencionadas, o evento contará com intervenções cênicas e outras atividades culturais. O Brique na Estação é uma oportunidade única de vivenciar a cultura em suas diversas manifestações, em um ambiente acolhedor e cheio de história. Contará também com as tradicionais exposições de antiguidades e artigos para colecionadores, sebos, vinis, produtos coloniais, opções de alimentação e chopp artesanal.

Sucesso em diversas edições, a atração circense não pode faltar, e espetáculo “Todo Lugar é um Circo” promete muita alegria, a apresentação conta a história de dois artistas itinerantes que levam em si o circo. São Juarez Joaquim e a Palhaça Coco que com números de malabarismo, acrobacia, manipulação de objetos, equilibrismo e palhaçaria buscam encantar todas as plateias.

Outro ponto de destaque do Brique na Estação é sua atenção com a sustentabilidade, por isso o convite para os participantes tirarem seus copos do armário. No Brique, a cerveja e o chopp são servidos em copos reutilizáveis, razão pela qual se convida o público a trazer seu copo para fazer parte da ação de economia circular. Mas, se esquecer, as cervejarias terão copos à venda no dia do evento.

SERVIÇO

Brique na Estação
08 de setembro de 2024, das 10h às 19h
Rua e Praça Mauá, Centro Histórico de Hamburgo Velho, Novo Hamburgo
Entrada gratuita
Em caso de chuva, o evento será transferido para o próximo domingo.
Contato: Instagram: @briquenaestacaohv
E-mail: hamburgovelhoame@gmail.com
Produção: mais Informações através do e-mail imagoproducao@gmail.com 

Sobre o Brique na Estação

O Brique na Estação é uma realização da Associação dos Moradores e Empreendedores do Bairro Hamburgo Velho (AME Hamburgo Velho) com correalização da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, e busca ressignificar o Centro Histórico de Hamburgo Velho a partir do resgate histórico e a promoção da cultura local.  

Receba
Novidades