Atitude, conhecimento e disciplina são fundamentais ao empreendedor

Por ACI: 12/04/2024

Quem quer obter sucesso ao empreender, seja em que área for, precisa ter atitude, conhecimento e disciplina, entre outros comportamentos. As dicas são dos palestrantes do 1° Encontro de Pequenas Empresas - Inspirar para criar, evoluir para realizar, que a ACI realizou nesta sexta-feira, 12, em Novo Hamburgo.

Cerca de 120 pessoas estiveram presentes ao evento, que foi aberto pelo diretor Leandro Villela Cezimbra. O dirigente enfatizou a atuação da entidade em prol do empreendedorismo e de um ambiente de negócios sustentável e destacou os seus princípios fundamentais. “Defendemos a liberdade econômica e a propriedade privada, que são pilares importantes do empreendedorismo”, enfatizou.

Em seguida, a vice-presidente de Micro e Pequenas Empresas e integrante da comissão organizadora, Rosane Machado, disse que todo pequeno empresário sonha ser grande e para isso precisa de capacitação contínua, da qual decorrem condições para evoluir como gestor e financeiramente. “Auxiliar neste processo é o objetivo do evento, que proporciona informações úteis ao campo de batalha dos pequenos negócios e também quer tornar-se grande”, explicou.

Mecânico tornou-se treinador de pessoas

Na primeira palestra, o treinador comportamental Roney Nipper narrou a trajetória que o levou de mecânico de automóveis no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, a palestrante com atuação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde já treinou mais de 100 mil pessoas.

O principal ingrediente da grande virada, como ele define sua transformação pessoal, é o equilíbrio. “Não ignore nenhum pilar da sua vida”, sugeriu aos participantes, referindo-se ao fato de ter mudado radicalmente seu estilo de vida e passado a dedicar atenção em níveis iguais à saúde, à família e aos negócios após vários insucessos profissionais. Outras dicas de Nipper a quem empreende são a importância da liderança saber engajar pessoas em torno de um propósito e a necessidade de desenvolver habilidades, como a capacidade de comunicar-se, para obter resultados positivos.

“Resultados ruins decorrem de comportamentos inadequados. Comportamentos nos movem e podem ser ajustados. Por isso, invista no seu desenvolvimento pessoal, mude suas crenças e busque o autoconhecimento. Dessa forma, poderá mudar seu mundo interior e seu mundo exterior”, enfatizou.

Dicas do campeão de vendas da Coca-Cola

Rafael Rocha, consultor e treinador de empresas, foi o segundo palestrante. Abordando o tema Vender é mais que só entregar produto, o campeão de vendas da Coca-Cola no Rio Grande do Sul em 2007 enfatizou que um vendedor precisa ter CHA: conhecimento, habilidade e atitude. “Conhecimento é o saber, habilidade é como fazer e atitude é querer fazer”, explicou.

Conforme Rafael, existem dois estilos de vendedores. O negociador entende a necessidade e convence o cliente a comprar. Já o influenciador auxilia o cliente a tomar a melhor decisão de compra. “Os dois entregam resultado, porém é importante ter uma estratégia. O influenciador busca clientes e o negociador auxilia no fechamento”, acrescentou.

Vender está relacionado a pessoas. Sendo assim, é preciso estabelecer conexão antes de qualquer coisa, ou seja, estabelecer um relacionamento. “Não tente vender antes de estabelecer uma relação entre você e seu cliente”, alertou. O palestrante também sugeriu destacar os diferenciais, isto é, as ações ímpares que a empresa faz para atender uma necessidade específica, e colocar o cliente no centro das decisões. “Suas atitudes refletem seus resultados”, concluiu.

Disciplina para correr e empreender

Em 2023, aos 45 anos, Marlei Willers tornou-se campeã da Maratona de Porto Alegre, com tempo de 02:40:59, superando concorrentes quenianas e de outros países. O resultado é um dos muitos já obtidos por ela, que ingressou no universo das corridas aos 39 anos, em 2017, depois de uma bem-sucedida carreira profissional em empresas da região.

Detalhes desta jornada incomum foram compartilhadas por ela durante a terceira palestra do 1° Encontro de Pequenas Empresas. “A corrida apareceu em minha vida após a atuação na área de vendas de uma empresa de importação tecidos sintéticos, marcada por pressão por metas, atendimento aos clientes e convívio com a equipe”, disse.

No início, ela dividiu seu tempo entre a empresa e esporte, mas os surpreendentes resultados das corridas, o aumento do volume dos treinos e a necessidade de arranjar tempo para treinar a levaram a uma tomada de decisão importantíssima: o pedido de demissão.

Além de preparar-se e participar de maratonas, ela precisa também dedicar-se à Preta Pastas, marca de alimentos congelados produzidos na cozinha de sua residência em Morro Reuter, onde reside, criada poucos antes de tornar-se maratonista, iniciando a carreira de gestora. 

Além disso, desde 2023, faz palestras como forma de repassar o propósito de vida a outros. Já realizou apresentações no Colégio do Rosário, em Porto Alegre; no Sesc São Carlos/SP, na Randon Peças, em Caxias do Sul, e para a Vivo Telefônica, em São Paulo. Nelas, destaca a importância da disciplina para alcançar resultados, no esporte, na vida pessoal e no trabalho. “Disciplina é fundamental para atingir metas e grandes resultados, pois proporciona consistência e foco na execução das rotinas”, explica.

Lições da maratonista
- O impossível só vira realidade se você estiver preparado quando a chance chegar
- Tanto na maratona quanto na empresa, o sucesso requer paciência para superar desafios
- Maratona e negócios exigem colaboração e sincronia entre as equipes para alcançar metas
- Corredores ajustam seu ritmo à situação. Da mesma forma, empresas devem se adaptar às mudanças do mercado
- Lidar com contratempos é parte integrante do esporte e do mundo corporativo.

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