Artista mestiço gaúcho Xadalu pinta escola indígena com doações da Tintas Killing

Por ACI: 09/02/2021

Parceria teve início em outubro do ano passado por meio do Festival Internacional de Artes Cênicas de Porto Alegre, Porto Alegre em Cena.

A Tintas Killing, que carrega a solidariedade como marca de seus quase 60 anos de atuação, está presente em mais uma ação em prol da cultura e da comunidade gaúcha. Ainda em outubro de 2020, a marca fechou parceria com o Porto Alegre em Cena que consistia na doação de mais de 46 litros de tintas para a pintura artística da escola indígena da Aldeia Guarani Mbya, localizada em Caçapava do Sul/RS. A obra foi realizada na última semana e integra um projeto do artista mestiço Xadalu Tupã Jekupé (Dione Martins), que faz parte da comunidade guarani e tem sua arte voltada ao tensionamento social e cultural entre a cultura indígena e a cultura ocidental.

Xadalu e a comunidade da aldeia coloriram a escola de amarelo e traçaram as figuras de uma onça e de uma coruja no espaço. Segundo o artista, a proposta do trabalho era dar um novo ânimo à comunidade por meio de uma pintura que trouxesse o resgate cultural com a imagem dos bichos de simbologias culturais muito fortes dentro da cultura guarani. “Eu acho que o que simplifica tudo é que, num momento que eu estava lá com os velhos, eu falo assim: ‘vai ficar muito bonito’. Aí o velho retruca: ‘Xadalu, só o ato de tu tá aqui fazendo isso já é bonito, o resto é só imagem’. Aí ele completou: ‘a nossa técnica é o nosso estilo de vida’. Eu achei muito profunda a fala desse senhor, nós que somos de comunidade e trabalhamos nessa linha de frente, a gente sabe que pra nós o que importa é o espirito das coisas e como elas se relacionam”, conta o artista.

 “Sempre acreditamos na promoção da cultura. No caso desta parceria com o Porto Alegre em Cena e o Xadalu, consideramos ainda mais especial pela carga de responsabilidade social e representatividade que o projeto tem. Xadalu é um artista incrível com obras maravilhosas e importantes para toda a sociedade. Ficamos muito felizes com a pintura da escola, principalmente pelo envolvimento da comunidade. Agradecemos ao Fernando Zugno, diretor do Porto Alegre em Cena, que tornou essa parceria possível”, destaca Guilherme Medaglia, gerente de marketing da Tintas Killing.

A arte de Xadalu transita entre intervenções nas ruas e exposições em museus, galerias e centros culturais. O artista nasceu em Alegrete/RS, mas mudou-se para Porto Alegre/RS onde teve o despertar pela arte. Ligado à cultura indígena por seus ancestrais, estreitou o vínculo com o povo guarani e fez de sua arte um instrumento de visibilidade de seu povo.

Sobre a Killing

Inaugurada em 1962, a Killing atua no mercado de Adesivos e Tintas Industriais e Imobiliárias com foco na qualidade e no atendimento das necessidades dos clientes. Opera como líder na América Latina em adesivos para calçados e está entre os dez maiores fabricantes de tintas do Brasil, contando com um portfólio de aproximadamente 2.500 itens entre tintas, vernizes, massas, texturas, adesivos, solventes, aditivos e produtos complementares. Possui quatro plantas fabris, em Novo Hamburgo/RS, Simões Filhos/BA, Buenos Aires, na Argentina e Léon, no México.

Fonte/Associada: Tintas Killing

Receba
Novidades