Artecola lança revolução em palmilhas de montagem no Inspiramais Digital
Produto reciclado é uma das tecnologias que a Artecola apresenta no salão de materiais, levando diferenciais sustentáveis para moda, calçado e móveis. Empresa também produz laminado que reusa 400 garrafas pet/1.000 pares de sapatos, além de adesivos especiais.
A tecnologia sustentável de suas linhas de produtos será destacada pela Artecola Química no Salão Inspiramais 2021-II, a partir desta terça-feira (25/8). E uma das novidades é a Artepalm Eco, produto que representa uma revolução em palmilhas de montagem para calçados por ser totalmente sustentável e apresentar uma série de vantagens em desempenho. “A indústria da moda está cada vez mais sensível à Sustentabilidade, e nossas inovações levam esse diferencial para qualquer lançamento. Quando uma empresa lança um produto sustentável, essa característica precisa estar presente em toda estrutura daquele produto, não apenas no que está visível. Nós temos tecnologias para transformar os projetos de nossos clientes em sustentabilidade real”, ressalta o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.
A palmilha Artepalm Eco chega com esse propósito. Tecnologia brasileira em palmilhas de montagem, dentro do conceito Biobased (utiliza fibras naturais em sua formulação), a inovação possui base polimérica e é produzida com mais de 90% de resíduos. Mesmo sendo um produto reciclado, apresenta alta performance. As vantagens na aplicação são muitas:
Cola melhor – Resistência à delaminação cinco vezes maior que em palmilhas de celulose, e o material processa bem com todas as tecnologias de adesivos;
Chanfro – As características da nova palmilha permitem ótimo acabamento no chanfro;
Limpeza do corte – Boa formação de quina de corte e perfeito acabamento na fresa e na colocação da alma na montagem;
Estabilidade técnica – Não perde espessura e apresenta facilidade de conformação. Ao contrário de materiais em celulose, a Artepalm ECO não tem cheiro.
Sustentabilidade – É reciclada é reciclável, com as sobras totalmente reaproveitadas na produção de novas palmilhas. O cliente não tem resíduos em sua operação. Palmilhas de celulose ou não tecido (materiais hoje usados em palmilhas de montagem) geram cerca de 210 kg de resíduos por tonelada produzida.
A palmilha pode ser aplicada em diferentes construções: simples, montada com reforço colado, com reforço duplo, para sapatos de saltos e/ou esqueleto de sandália. Pode ser utilizada, também, para estruturar fundo de bolsas, laterais de pastas e divisórias de malas.
Economia Circular – A Artecola trabalha com conceito de Economia Circular, que repensa os ciclos de produtos, saindo do modelo linear de ‘extrair, transformar, descartar’ da atualidade. O objetivo da Economia Circular é atingir um modelo que elimina resíduos e poluição desde o princípio, mantém produtos e materiais em uso e regenera sistemas naturais.
Entre os produtos desenvolvidos dentro desta visão, além da Artepalm ECO, estão os laminados produzidos em composto com PET. A matéria prima PET é oriunda da coleta seletiva de lixo da comunidade do Vale do Sinos (RS). Envolve o trabalho de uma cooperativa de catadores, gerando renda e reflexos sociais positivos. O material é processado com um fornecedor parceiro, que transforma as garrafas em pó (formato utilizado na produção), gerando novas aplicações para aquilo que até então era apenas resíduo. A estimativa é de que 400 garrafas PET são reaproveitadas (deixam de ir para oceanos e aterros) a cada 1.000 pares de calçados produzidos.
O EVENTO - O Inspiramais é o único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina. O evento, que a cada estação lança cerca de 1.000 novos materiais para inspirar toda a cadeia produtiva da moda brasileira e internacional, terá sua primeira edição totalmente virtual em razão da pandemia da Covid-19. As atividades acontecerão nesta semana, no inspiramaisdigital.com.br, de terça (25) a quinta-feira (27/8).
A ARTECOLA - Com 72 anos de história, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, a empresa conta com três áreas de negócios: Indústria, Consumo e Extrusão, atuando com adesivos e laminados para diferentes mercados. No Brasil, a empresa mantém unidades no Rio Grande do Sul e em São Paulo, e está presente em outros cinco países da América Latina (Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru), com um total de nove plantas produtivas. Mais informações podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.
Fonte/Associada: Assessoria de Imprensa/Artecola