Artecola está entre as empresas mais inovadoras do Sul do Brasil
Companhia multilatina figura em 39º lugar no ranking Campeãs da Inovação, que reúne 80 companhias de destaque no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A Artecola Química está no seleto grupo das Campeãs da Inovação, que identifica as 80 empresas mais inovadoras de toda a Região Sul do Brasil. O ranking foi anunciado nesta quinta-feira (24/07), em evento do Grupo AMANHÃ e IXL-Center em parceria com o HotMilk - Parque Tecnológico da PUCPR, em Curitiba. “Foi um evento incrível, principalmente por estar dentro de um hub de inovação onde a nova economia está presente, com muita gente jovem, cérebros em desenvolvimento e startups de várias áreas. E junto a eles, nesse ecossistema, indústrias mais tradicionais que também são inovadoras, como a Artecola. Acredito muito nessa mistura de experiência e juventude para levar a inovação adiante”, destaca Fernando Cardoso, Gerente Comercial Brasil que representou a companhia na entrega do troféu. A Artecola figura na 39ª colocação do ranking.
Fernando lembra que a inovação não é exclusividade de empresas da área digital. “A Artecola é uma indústria química e inova desde sempre, não apenas em produtos, mas em processos internos, na forma como promove sua cultura, na relação com os públicos externos e na constante preparação de seu futuro”, ressalta o Gerente. “Além disso, temos um DNA muito forte de sustentabilidade, o que também conversa com as novas gerações. Quando transformamos resíduos em matéria-prima, ao promover economia circular, ao valorizar atitudes sustentáveis, estamos inovando em produtos e serviços e interagindo de maneira especial com a nova economia.”
Antes da entrega da premiação, foi realizado o painel "A nova fronteira da inovação: Inteligência Artificial como estratégia". A cerimônia contou com as palestras de Hitendra Patel, CEO do IXL Center, e Lauro Valente, Head de TI do Grupo Volvo. A pesquisa Campeãs da Inovação adota o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi), dos Estados Unidos. O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um time de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação. O grupo auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial através de padrões, métricas, protocolos de teste e certificações globais. Para elaborar a lista das mais inovadoras do Sul, os realizadores do ranking avaliam as respostas das empresas a um questionário que abrange os temas de Cultura, Organização, Recursos, Estratégia e Resultados. O ranking é pioneiro no jornalismo econômico brasileiro e chegou neste ano a sua 21ª edição.
A empresa – Aos 77 anos, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Conta com três áreas de negócios - Indústria, Varejo e Extrusão – e oito plantas produtivas, no Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru. Atua em mais de 20 países, levando ao mercado a marca de produtos Afix, e figura em 2º lugar no ranking Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras, da Fundação Dom Cabral.
A companhia produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico. Está presente em diferentes setores: agro, automotivo, papel e embalagem, moveleiro, marcenaria e construção civil. A Artecola tem como visão ser a melhor parceira do mercado em seus segmentos de atuação, promovendo o desenvolvimento sustentável da região. Seus negócios são distribuídos entre adesivos aquosos, hot melt, silicones, selantes, PUR e tecnologias com biomateriais, sempre com forte foco em ESG.
Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br.
Fonte/Associada: Artecola