Artecola amplia conceito sustentável para AL
Relatório de Sustentabilidade apresenta as realizações de 2024 e consolida informações ESG dos cinco países onde a empresa mantém operações.
Pelo quarto ano consecutivo, a Artecola está publicando seu Relatório de Sustentabilidade no padrão GRI (Global Reporting Initiative). Com ciclo anual de reporte, a publicação já está disponível online (Português e Espanhol) e apresenta as ações que impulsionaram a sustentabilidade na companhia em 2024. Uma das principais novidades é o destaque para as iniciativas de cada país onde a empresa mantém operações. “Demonstramos o crescimento sustentável em cada unidade, o que reforça o compromisso firmado desde a nossa fundação, de não dissociar o social do ambiental e do econômico. O conceito ESG faz parte da nossa cultura e é nosso compromisso permanente para o futuro”, afirma o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.
O relatório apresenta uma coletânea das muitas ações promovidas pela Artecola no dia a dia, considerando também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A estrutura está dividida em três grupos: Química da Inovação Sustentável, Química que Une e Desenvolve Pessoas e Química Multilatina e Catalisadora da Transformação. Nas primeiras páginas, há espaço para cada país, reforçando o amadurecimento da sustentabilidade na empresa.
Na planta do Chile, entre as principais ações, estão a implementação do plano de sustentabilidade e a redução de 50% do consumo de eletricidade. Na Colômbia, a estruturação do sistema interno de indicadores ESG (ambiental, social e governança) e as atividades sociais, com voluntariado junto a bancos de alimentos e fundações locais. As unidades da Artecola no México avançaram no conceito sustentável com a reciclagem de 100% das sobras industriais da planta de León e planejamento para autossuficiência em energia solar em 2026, entre várias outras iniciativas. No país, a Artecola conta com a distinção ESR – Empresa Socialmente Responsável, que reconhece o compromisso da companhia com práticas éticas, sociais e ambientais.
No Peru, a conquista da certificação ISO 45001 foi um marco importante em 2024, assim como a maior participação de tecnologias limpas no portfólio de produtos e as parcerias com a comunidade para reciclagem e doações. No Brasil, o reconhecimento de clientes e parceiros pelas práticas responsáveis da empresa é um dos pontos ressaltados. Houve avanços em projetos como a redução de consumo energético (duas das três unidades operam com 100% de energia elétrica de fontes renováveis), melhorias estruturais e novos projetos sociais e de engajamento interno. Destaque para a implantação da Cultura Meta, um grande projeto de Capital Cultural que agora se desdobra para toda a América Latina.
AVANÇO GLOBAL - Alguns números representam o avanço global da Artecola em sustentabilidade. Além de gerar valor ambiental e social, os produtos sustentáveis* representaram 73,4% da receita líquida total, atingindo a meta corporativa para o ano. Entre 2021 e 2024 – período de publicação dos relatórios anuais pelo padrão GRI - a empresa consumiu um total de 19.149 toneladas de materiais recicláveis, sendo 4.511 em 2024. São subprodutos de outras indústrias ou aparas dos próprios materiais da Artecola recolhidas junto aos clientes, e que se tornam matéria-prima para fabricação de novos laminados.
A prática consolida a Economia Circular nas operações, gerando novos produtos também recicláveis. “Não apenas ampliamos o ciclo de vida dos materiais, como reduzimos significativamente a geração de resíduos”, ressalta Eduardo. “O contraforte Artedur ECO, desenvolvido dentro desse conceito, gerou grande impacto positivo e foi adotado por mais de 60% do segmento de calçados de segurança, evitando o descarte de cerca de 50 toneladas de resíduos apenas no primeiro ano de presença no mercado”, exemplifica o executivo.
O consumo de água (m³/tonelada produzida) caiu em quatro das cinco unidades, melhorando a performance dos sistemas de gestão hídrica. E a eficiência energética também avançou, com queda na média de consumo (kWh/tonelada produzida) em todas as operações.
Em 2024, o programa “Somos Multiculturais” foi estendido para todos os países, buscando alcançar cada vez mais a inclusão e a diversidade para promover o equilíbrio entre as diferenças. “Respeitando as particularidades locais e ao mesmo tempo alinhando-se aos objetivos globais da companhia, cada unidade registrou importante participação para que a sustentabilidade se torne cada vez mais uma marca da Artecola Multilatina”, comemora Eduardo Kunst.
O relatório pode ser acessado em www.artecolaquimica.com.br, na aba Sustentabilidade. “Convido todos para acessar e conhecer um pouco mais sobre nossas práticas. O objetivo é justamente compartilhar com nossos “stakeholders” o que estamos fazendo de concreto para promover um mundo melhor!”
A EMPRESA - Fundada em 1948, a Artecola produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico. O desenvolvimento sustentável é um de seus valores estratégicos. A companhia multilatina – com plantas no Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru e atuação em toda a América Latina - está presente em diferentes setores: agro, automotivo, papel e embalagem, moveleiro, marcenaria e construção civil. Seus negócios são distribuídos entre adesivos aquosos, hot melt, silicones, selantes, PUR e tecnologias com biomateriais. Mais informações sobre a Artecola e suas linhas de produtos Afix podem ser obtidas no site citado acima.
*São considerados sustentáveis os adesivos que não usam ftalatos, não contém composto organoestanho e sejam isentos de solventes aromáticos, clorados, THF e DMF. Já os laminados devem contar com mais de 15% de matérias-primas recicladas, ou de fibras vegetais, ou de aparas industriais na formulação.
Fonte/Associada: Assessoria de Imprensa/Artecola