Aplique o Modelo de Excelência da Gestão do PGQP

Por ACI: 11/10/2018

Conquiste mais clientes! Atinja seus resultados! Melhore seus processos, produtos, serviços  e ainda, desenvolva as pessoas...quer saber como?

Uma solução simples com garantia de resultados.

Há mais de 25 anos o PGQP vem sendo o pioneiro no Estado e referência no Brasil em disponibilizar uma metodologia que promova melhorias na gestão das organizações.  Você também poderá se beneficiar dessa metodologia, independente do segmento da sua empresa sendo privada, pública ou do terceiro setor, assim como, seu porte, micro, pequena, média ou grande, todos podem participar.

O mercado está cada vez mais acirrado, com clientes cada vez mais exigentes e a concorrência em constante inovação, quando lançamos um produto hoje, tem outro sendo lançado amanhã.  Ficar na empresa resolvendo os conflitos entre a equipe, refazendo seus processos, ouvindo as reclamações dos clientes, corrigindo as não conformidades, ficar no famoso “apagar incêndio” é coisa do passado.

Invista em prevenção, e afinal, prevenir sempre será o melhor remédio! A solução para todos os problemas organizacionais está na aplicação do Modelo de Excelência da Gestão – MEG de forma disciplinar, estruturada e com o envolvimento de todos os colaboradores.

O PGQP utiliza como referência o Modelo de Excelência da Gestão® - MEG, atualizado e disponibilizado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), sendo formado por 8 fundamentos que de forma simples e eficaz promove grandes melhorias:

Pensamento Sistêmico
Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

Compromisso com as Partes Interessadas
Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos numa perspectiva de curto e longo prazos.

Aprendizado Organizacional e Inovação
Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

Adaptabilidade
Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

Liderança Transformadora

Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos; mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

Desenvolvimento Sustentável
Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

Orientação por Processos
Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

Geração de Valor
Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas.

Everaldo Cavalheiro
Consultor e integrante do Comitê Regional da Qualidade Vale do Sinos