Aliança para Inovação lança MBA
Curso em Ecossistemas de Inovação é fruto da articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos
A Aliança para Inovação, formada pela articulação de três importantes universidades gaúchas, UFRGS, PUCRS e Unisinos, lança MBA em Ecossistemas de Inovação. O curso, que está com inscrições abertas, aborda os espaços que unem a infraestrutura aos arranjos institucionais e culturais, atraindo empreendedores e recursos, constituindo organizações que potencializam o desenvolvimento da sociedade do conhecimento.
“Trata-se de um curso que oferece os conteúdos necessários para a formação de profissionais que sejam capazes de liderar o processo inovador em organizações públicas, privadas, no terceiro setor e que, principalmente, tenham uma visão global da relevância da inovação na geração de riqueza e na estratégia de negócios”, explica o secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia e curador do curso pela UFRGS, Luís Lamb.
O MBA oferece uma visão global sobre novos ecossistemas e aspectos inovadores em diferentes ângulos e perspectivas, influenciando no desenvolvimento de pessoas, negócios, regiões e países. O curso trabalhará a construção e o gerenciamento de um ecossistema de inovação. O aluno poderá interagir estrategicamente e identificando parceiros para o desenvolvimento de projetos conjuntos, formando um ambiente de aprendizagem inovador.
Ao longo do curso, serão explorados diversos ecossistemas de inovação e os meios para seu acesso e desenvolvimento. Além disso, o MBA fornece novos discernimentos em relação a fronteiras, estruturas e gestão desses ecossistemas para que pessoas, empresas e organizações interajam e desenvolvam projetos, criando um ambiente de aprendizagem e criação inovadora.
“Este curso abre o debate sobre os casos de sucesso de três ecossistemas reconhecidos internacionalmente, abordando desde os mecanismos para fomentar a criação de startups de base tecnológica até a atração de empresas inovadoras que conduzam o desenvolvimento dos parques tecnológicos”, explica o professor da Escola de Negócios da PUCRS e um dos coordenadores do Curso, Gustavo Dalmarco.
Imersão em Ecossistemas de Inovação é um dos diferenciais
O currículo oferece ainda experiências imersivas, visando transformação da capital em uma referência na área de inovação e empreendedorismo, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais. Essa edição do MBA ocorrerá na Unisinos, mas suas aulas serão ministradas por professores das três universidades. A disciplina Imersão em Ecossistemas de Inovação, também oportunizará experiências com aulas nas três instituições da Aliança, sendo 24h em cada uma. O que proporciona o contato com a infraestrutura, modelos de negócio e de gestão e pessoas dos Ecossistemas de Inovação das Universidades que integram a Aliança para Inovação.
“As três universidades estão engajadas na transformação da cidade de Porto Alegre, em um ecossistema inovador de alto impacto e que promova um ambiente onde as pessoas possam encontrar novas oportunidades de trabalho e condições para desenvolverem seus empreendimentos. Os melhores especialistas e professores da PUCRS, UFRGS e Unisinos se juntam para ter um curso de altíssimo nível sobre o tema”, afirma o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos e curador do Curso, Alsones Balestrin.
As aulas da primeira edição do MBA em Ecossistemas de Inovação começam em outubro.
Fonte/Associado: Unisinos