Ainda há nove vagas disponíveis para capacitação gratuita de calçadistas com foco no mercado dos EUA
Por ACI: 21/07/2025
Uma oportunidade ímpar para quem pretende ser parceiro produtivo de importantes marcas de calçados dos Estados Unidos. Assim pode ser definida capacitação gratuita voltada à exportação de calçados no formato private label para os Estados Unidos, um dos mercados mais exigentes do mundo. E a boa notícia é que ainda há nove vagas disponíveis para indústrias interessadas em participar da ação, parte do projeto The South Base e que conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha (Sindigrejinha) e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A proposta é preparar até 25 empresas da região para atender aos padrões técnicos, industriais, sociais e ambientais do mercado norte-americano, posicionando o cluster calçadista gaúcho como referência global em qualidade, responsabilidade e competitividade. A programação contempla quatro workshops presenciais, com conteúdo idêntico nas cidades de Igrejinha, no Sindigrejinha; e em Novo Hamburgo, no IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos.
As primeira aulas já foram realizada com sucesso, reunindo empresários, especialistas e representantes do setor em um ambiente de forte engajamento e troca de experiências. O início promissor reforça a relevância da proposta e o interesse do setor calçadista em ampliar sua atuação internacional.
Além dos workshops, o programa oferece consultorias individualizadas in loco, auxiliando cada empresa nos ajustes necessários para se adequar às exigências de exportação. Entre os especialistas confirmados estão Christian Thomas, Karin Becker, Giuseppe Del Vecchio, Valdir Soldi e Nestor Bloss, que abordarão temas como cultura de inovação, sustentabilidade e responsabilidade social.
Com investimento 100% subsidiado, o projeto integra a estratégia do The South Base de reposicionar o Rio Grande do Sul como fornecedor confiável e próximo das grandes marcas dos Estados Unidos, reforçando a vocação exportadora da indústria calçadista regional.
Empresas interessadas em garantir uma das últimas vagas podem entrar em contato pelo telefone (51) 99665-6746 ou pelo Instagram @thesouthbase.
Sobre o The South Base
O movimento The South Base surgiu em dezembro de 2023, por iniciativa de um grupo de empresários, para alavancar o setor calçadista do Rio Grande do Sul. Teve origem no Programa Líder do Sebrae RS, instituição que contribuiu com ferramentas metodológicas para sua implantação. É formado por pessoas – fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços – que doam seu tempo e conhecimento para melhorar o desempenho comercial das fábricas gaúchas e do cluster coureiro-calçadista. Atua em quatro eixos de trabalho: governança; pessoas, processos e produtos; comunicação interna do cluster; e marketing e internacionalização. Seu atual presidente é o empresário Marlos Schmidt.
Em 2025, o Planejamento Estratégico apontou que os Estados Unidos serão o principal foco de atuação para aumentar a produção das fábricas de calçados por meio da elevação das exportações para aquele mercado. Para atingir estes objetivos, foram adotadas ações como a inclusão do The South Base como associado a FDRA e capacitações dos gestores sobre como estar na mira do varejo americano.