“Acredite muito nas pessoas. Ninguém é dono da verdade”, afirmou José Galló, no segundo dia do Workshop on-line Governança, Inovação e Qualidade

Por ACI: 15/09/2020

Novo Hamburgo/RS - O segundo dia do Workshop on-line Governança, Inovação e Qualidade no Atual Momento, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha trouxe, na terça-feira (15), o presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner S/A, José Galló. Com o tema “Aprendizado dos líderes em tempos de crise”, o empresário reforçou a ideia de que ninguém é dono da verdade e que as empresas precisam estar abertas para mudanças. “Tem muita gente querendo ajudar, acredite nas pessoas. Esta crise, muito diferente, nos mostrou a necessidade de enfrentarmos as dificuldades de forma exponencial para encontrarmos soluções rápidas”.

Com 40 anos de experiência em varejo e 26 de Renner, José Galló fez um relato sobre a empresa que iniciou sua história com oito lojas, para as atuais 600, distribuídas pelo Brasil, Uruguai e Argentina. “O interessante é que nossas tomadas de atitudes e de crescimento ocorreram sempre em períodos de crise. Porém, esta é diferente. Foi potencializada com a pandemia e nos fez sair de uma economia linear (mais programada) para o seguimento de mecanismos e ferramentas digitais a uma grande velocidade, mudando completamente, do CEO ao vendedor, todos aqueles que formam a equipe”, pontuou.

O palestrante ressaltou que a crise forçou a criatividade, sendo observado que as mesmas pessoas faziam as mesmas iniciativas, e até projetos, em tempos bem mais reduzidos e, consequentemente, com menor custo. “Precisou uma crise disruptiva para mostrar que era possível”, observou ele, complementando que algumas empresas conseguiram, outras não. “As crises são grandes testes para realmente mostrar a proposta de valor da empresa”, exemplificou. Acompanhando este pensamento, enfatizou que “é preciso sair da crise diferente, principalmente utilizando tecnologias que muitas nem estavam preparadas. Temos que buscar novas formas de fazer as coisas, simplificando processos, tendo agilidade. Temos um novo consumidor que atua no digital, não quer saber de filas e nem de atrasos. Se continuarmos como antes, haverá um grande choque. Portanto, o maior desafio é a transformação, o que nem sempre é fácil, mas preciso”.

Galló relatou que logo no início da pandemia as lojas foram todas fechadas, de modo que todo o colaborador e cliente ficasse protegido. E foi neste período que ele reforçou as quatro etapas sentidas em uma crise e que, na sua avaliação, todos os empresários provavelmente passaram: o medo (e como transformar em algo positivo através de atitudes), a constatação da realidade (o que está acontecendo com minha empresa e com o ambiente – percebemos o efeito mas não vemos a realidade), a solidariedade (compartilhar, dividir com a comunidade e fornecedores – buscar alternativas para amenizar o problema para que todos possam seguir em frente) e a execução (não se vence nenhuma crise sozinho).

O segundo dia do Workshop teve a abertura pelo vice-presidente de Governança e Qualidade da ACI, Diogo Leuck, contando com a moderação do empresário David Paludo, integrante do Comitê. O palestrante do último dia do evento, na quinta-feira, Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, não poderá participar e, em seu lugar, o convidado é o CEO do Hub Transforma RS, Ronald Krummenauer, que teve uma rápida manifestação na abertura da palestra de terça, e Daniel Santoro, empresário e vice-presidente do Transforma RS. Eles vão abordar o tema "Conexão de lideranças para transformar o RS". A palestra desta quarta-feira (16) é sobre “Governança e Cocriação”, com Marco A. Schmitt, diretor de Negócios da Box Print.

O evento é gratuito, sendo transmitido pelo Youtube Live. O link é enviado para cada dia, por e-mail, a partir da inscrição que pode ser feita pelo  http://www.acinh.com.br/evento/workshop-on-line-governanca-inovacao-e-qualidade-no-atual-momento . O Workshop tem a parceria do Transforma RS e o patrocínio de Domínio Tributário, Juenemann Corporate Governance, Lauermann Schneider Auditores Associados, Mesa Corporate Governance e Sicredi Pioneira RS. São mantenedores do Comitê Regional da Qualidade RS-Vale do Sinos a Exatus Contabilidade, a Lojas Paludo, a Sicredi Nordeste e a Unimed Vale do Sinos. Mais informações pelo fone 2108-2108 ou pelo e-mail capacitacao@acinh.com.br .

De Zotti Comunicações
Em 15/09/2020