ACI lamenta falecimento de Cláudio Strassburger

Por ACI: 01/11/2023
Imagem / Calçados SA

Um dos pioneiros das exportações de calçados do Vale do Sinos, o empresário Cláudio Ênio Strassburger faleceu nesta quarta-feira, 01, aos 95 anos, em Novo Hamburgo, onde estava internado no Hospital da Unimed.

“A ACI lamenta a perda deste grande líder, empresário e político. Que fique para a sociedade o legado de seus grandes feitos, como a primeira exportação de calçados, advinda da missão promovida pela ACI-NH e pelo governo do Estado do RS, em que Cláudio Strassburger juntou-se a seis empresários do Vale do Sinos, entre eles o ex-presidente Edgar Sieler, para, juntos, desbravar o mercado americano e teve êxito! A ACI se solidariza aos familiares neste momento e se orgulha de ter tido Cláudio Strassburger como líder e associado! E, como presidente da ACI, orgulho-me ainda mais, pois meu avô, Arthur, ombreou ao lado de Cláudio na missão aos EUA e em muitas outras”, afirma o presidente Diogo Leuck.  

Natural de Porto Alegre, o empresário teve atuação destacada no setor calçadista do Vale do Sinos, onde manteve negócios, por décadas, em Campo Bom e Novo Hamburgo. Integrou a Missão de Industrialistas Gaúchos a Nova Iorque, na década de 1960, liderada pela ACI, e soube aproveitar as informações obtidas para criar uma exportadora de calçados, revolucionando a região a partir da segunda metade da década de 1960. Sua atuação foi decisiva para os primeiros embarques internacionais, que colocaram o Rio Grande do Sul no mapa dos grandes produtores mundiais de calçados.

O empresário fundou e liderou a Calçados Strassburger, em Campo Bom, cujas unidades geravam milhares de empregos e produziam milhões de pares de calçados. As conhecidas sandálias Franciscano fizeram história e calçaram milhares de pés no Brasil e no exterior.

Além de industrial calçadista, Strassburger foi vice-presidente da Fiergs, vereador, secretário estadual da Indústria e Comércio, deputado federal e vice-governador do Rio Grande do Sul. Também foi diretor da antiga Fenac e um dos fundadores do atual Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), no início da década de 1970.

 

Receba
Novidades