ACI e Sindicato de Três Coroas têm audiência com MDIC, em Brasília, na próxima terça-feira
Por ACI: 20/09/2025
O diretor da ACI, Fauston Saraiva, e o executivo comercial do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas (SICTC), Juliano Mappeli, terão audiência na Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em Brasília/DF, na próxima terça-feira (23), às 16h.
A agenda havia sido solicitada pela ACI em agosto, em correspondência enviada ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. No documento, a entidade manifestou preocupação com os impactos da taxação de 50% imposta pelo governo americano aos produtos brasileiros e solicitou a adoção de medidas mitigatórias urgentes.
Na reunião com a Secretária-Adjunta de Comércio Exterior, Daniela Matos, os dois executivos vão apresentar indicadores que comprovam os efeitos do tarifaço sobre os negócios das empresas exportadores e propor que a suspensão de impostos anunciada no Plano Brasil Soberano seja convertida em isenção de tributos.
Também vão solicitar que a desoneração da folha de pagamento, essencial para aliviar os custos trabalhistas e manter a empregabilidade, seja concedida a todas as empresas exportadoras aos Estados Unidos diretamente atingidas pela taxação de 50% e à cadeia produtiva, incluindo fornecedores de insumos, logística e serviços auxiliares, para garantir uma recuperação mais ampla e inclusiva.
Em Brasília, também farão visitas a gabinetes de parlamentares que integram a Bancada Gaúcha, como os deputados Lucas Redecker, Luciano Zucco e Marcel Van Hattem e o Senador Heinze, para solicitar apoio aos pleitos da ACI.