A necessária reforma do Ipasem
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, entidade representativa de empresas e empreendedores do Vale do Sinos, vem a público manifestar-se acerca das propostas apresentadas pelo Poder Executivo de Novo Hamburgo relacionadas ao Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais (Ipasem).
Independentemente do teor das propostas apresentadas, importante destacar que foram realizadas em âmbito federal e estadual, recentemente, reformas com o fim de estabelecer a sustentabilidade financeira de todo o sistema de aposentadorias daqueles servidores, de modo que os sistemas municipais devem passar por esta periódica revisão, mediante avaliação da situação atuarial.
Não é excesso dizer que a população brasileira está envelhecendo e, se não tivermos sistemas de previdência minimamente sustentáveis, comprometeremos o futuro das gerações que virão. Ademais, não esqueçamos que o gasto pode ser público, mas o recurso sempre será privado, do contribuinte, pagador de impostos.
Neste sentido, a ACI-NH/CB/EV/DI apoia a iniciativa de rediscussão das regras de aposentadoria do Ipasem, a exemplo dos outros entes federativos e em benefício dos próprios servidores, que terão a garantia de remuneração, bem como reduzindo o ônus da sociedade hamburguense como um todo.