Universidade Feevale apresenta ampliação da biblioteca do Câmpus II

Por ACI: 21/03/2017

Associada: Imprensa Feevale
 
Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão está entre as mais modernas do Brasil
 
Na segunda-feira, 20 de março, a Universidade Feevale realizou uma cerimônia para apresentar a ampliação da biblioteca Paulo Sérgio Gusmão à comunidade. O evento aconteceu no hall do edifício, localizado no Câmpus II da Instituição. Participaram da solenidade a reitora Inajara Vargas Ramos, membros da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade e outras autoridades da Instituição, bem como familiares de Paulo Sérgio Gusmão (1924-1997), fundador do Jornal NH e patrono da biblioteca. A ampliação do espaço, na qual foram investidos cerca de R$ 10 milhões, permitirá aumentar em 80% a capacidade do acervo.
 
“A área foi ampliada em 3.300 m², o que permitiu remodelar os espaços atendendo às novas tendências mundiais e as sugestões dos acadêmicos da Instituição. Assim, a biblioteca passa a ser não apenas um depositório de acervo e espaço de estudos tradicional, para ser, agora, um espaço multiuso, de convivência e um ambiente interativo de aprendizagem”, afirmou o presidente da Aspeur, Luiz Ricardo Bohrer.

A Universidade Feevale vem crescendo ano após ano. Desde 2010, quando foi credenciada como universidade, a Instituição saltou de cerca de 16 mil para 19 mil alunos em todos os níveis de ensino. Para acompanhar esse crescimento, um dos principais espaços do Câmpus II, que é a Biblioteca Paulo Sérgio Gusmão, também precisou crescer. Além de maiores, os espaços foram totalmente remodelados, atendendo às novas tendências mundiais e às sugestões dos acadêmicos, informadas nas pesquisas institucionais.
 
“A Universidade Feevale é uma instituição que reverte seus recursos para sua própria comunidade, tanto acadêmica quanto ela como um todo. Hoje, a biblioteca é um espaço que respeita as diferentes modalidades de estudo das pessoas, que possibilita o acesso ao conhecimento de uma forma que se adeque ao perfil de cada pessoa”, detalhou a reitora Inajara.

Localizada de parte central no Câmpus II, a Biblioteca conta novas tecnologias de informação e de comunicação, além de salas de estudos que proporcionam uma vista privilegiada da cidade.

Novas tecnologias e acessibilidade

A grande novidade é a implantação da tecnologia Radio Frequency Identification (RFID), que permite o controle, a rastreabilidade, a automação e a agilidade nos serviços. Com ela, os acadêmicos têm maior autonomia e podem realizar o autoempréstimo e a autodevolução dos livros, sem a necessidade de atendimento no balcão. A devolução pode ser realizada enquanto o câmpus estiver aberto, mesmo fora do horário de atendimento presencial da biblioteca.

A tecnologia permite, ainda, que vários livros sejam emprestados ao mesmo tempo, tanto no balcão de atendimento, quanto no quiosque de autoempréstimo. Também proporciona uma melhor gestão do acervo, por meio de relatórios de circulação e contagem de frequência de público, que possibilitarão indicadores para a melhoria de processos. Com essa tecnologia, a unidade da Feevale passa a figurar entre as bibliotecas universitárias mais modernas do Brasil.

Buscando atender os diversos públicos da Universidade, foram criados diferentes ambientes na Biblioteca, desde espaços que oferecem estudos individuais com baixo nível de ruído até os de uso coletivo, mais reservados, e outros abertos e compartilhados. Já a climatização é individualizada por ambiente, onde o próprio usuário controla a temperatura nas salas de estudos.

Outra novidade é o andar térreo, que passa a ser considerado um espaço livre para estudos e convivência, sendo permitidos alimentos – por conta disso, posteriormente deverá ser instalada uma cafeteria no local. Com isso, a comunidade acadêmica não precisará sair do prédio para se alimentar quando estiver realizando seus estudos. Já nos demais andares, que abrigam acervo físico, será permitido somente o consumo de água.

Já a acessibilidade recebeu atenção especial no projeto. A Biblioteca conta com sanitários e balcões de atendimento e de consulta acessíveis. O mobiliário das salas de estudos e de uso comum atendem à norma técnica NBR 9050, com 2% da capacidade total destinados para pessoas com necessidades especiais. Outra mudança significativa ocorreu na sinalização dos pavimentos e dos elevadores, que estão numerados, sequencialmente, por algarismos arábicos. A entrada principal, no térreo, será designada pelo número zero e os pavimentos acima do térreo por 1, 2 e 3, conforme a norma NBR 13994.

Fonte: Imprensa Feevale
Foto: Ana Knevitz

Receba
Novidades