Situação de quatro municípios do Vale do Sinos é discutida em evento da Agenda 2020

Por ACI: 24/06/2016

Evento foi realizado com a parceria da ACI e Feevale

Novo Hamburgo/RS - Na manhã de quinta-feira (23), a Agenda 2020, em parceria com a ACI de Novo Hamburgo e a Feevale, realizou o primeiro Desafios das Cidades – Vale dos Sinos que teve como foco discutir indicadores de quatro municípios evidenciados na Sinaleira 2020: Novo Hamburgo, Estância Velha, Campo Bom e Sapiranga. Este foi o nono evento da série que a Agenda realiza desde março em vários municípios gaúchos.

No evento, realizado no auditório do Prédio Multicolor da Feevale, foram debatidos junto às comunidades das quatro cidades os principais índices que dão um panorama da situação atual de cada uma. Em alguns pontos, todas convergiam numa mesma direção, apresentando índices muito parecidos. Em outros, discrepâncias.

A abertura se deu pela professora Gladis Baptista, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Feevale, e pelo presidente da ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, Marcelo Clark Alves.

Em seguida, tendências mundiais de perfil da população futura e de emprego foram apresentados pelo presidente do Conselho Superior da Agenda 2020, Humberto Busnello. Ele ressaltou, também, a importância de se ter um completo planejamento antes de as ações serem postas em prática: “não acredito em nada que não tenha planejamento, seja família, time de futebol, empresa, cidade, estado”.

A Sinaleira dos quatro municípios tem uma predominância da cor amarela, ou seja, maioria de indicadores que exigem atenção, mas que não estão em uma situação crítica. Depois, vermelhos e, por último, os verdes, correspondendo à minoria dos sinais.

Os dados, expostos pelo diretor executivo da Agenda 2020, Ronald Krummenauer, e pela economista, Manuela Lopes, foram, posteriormente, discutidos e, entre outros pontos, levantou-se a importância de debates de projetos de desenvolvimento regional e não mais de maneira individual por cada município.

O evento durou cerca de duas horas e contou com a presença de empresários, professores, estudantes e políticos.

Clique aqui para acessar a apresentação do evento.

Fonte: Anderson Guerreiro/ Agenda 2020

De Zotti - Assessoria de Imprensa