O perfil do gerente de Marketing Digital

Por ACI: 29/03/2019

Associada: Evermonte

Ao longo das últimas semanas conversamos com mais de 80 líderes da área de Marketing Digital da região Sul dentre diversos segmentos e identificamos alguns aspectos e padrões interessantes destes profissionais que gostaríamos de compartilhar nesse post.

Quando olhamos para a distribuição destes profissionais no mercado, podemos perceber uma grande concentração nos segmentos de Varejo, Serviços e Serviços Financeiros.

Um dos pontos positivos que sempre vemos em posições de Marketing é a igualdade de gênero. Nessa amostra podemos perceber, inclusive, um maior número de mulheres assumindo cargos de liderança. A área se destaca nesse aspecto principalmente em comparação com Tecnologia e Engenharias Industriais, onde o percentual de líderes mulheres gira em torno de 10% a 20%.

Em relação a formação acadêmica, nenhuma surpresa. Relatamos uma forte presença de cursos como Publicidade e Propaganda, Administração e Relações Públicas como a base de formação destes líderes, o que é natural para profissionais da área de Marketing em geral.

A maior preocupação gira em torno do segundo idioma. Menos da metade dos executivos de Marketing Digital possuem o nível de inglês avançado ou fluente. Em uma economia cada vez mais digital e global, onde há uma crescente e constante busca por referências e tendências internacionais, se torna mais do que necessário o aprimoramento da língua inglesa.

Quando olhamos para as nomenclaturas de cargos, existem grandes variações de empresa para empresa. As mais comumente encontradas são Gerente, Coordenador de Marketing Digital e Especialista/Head de Marketing. A maior diferença será a relevância da cadeira na estrutura organizacional, escopo, budget bem como o seu nível de reporte. Abaixo uma breve consolidação para maior compreensão da distribuição dos níveis hierárquicos.

A remuneração também é um fator que pode variar em função do tamanho das organizações e pela relevância que darão às áreas de Marketing. Também existem políticas de remuneração e benefícios que variam fortemente entre empresas regionais, nacionais e multinacionais. De forma geral, distribuímos as faixas de maior concentração conforme o indicador abaixo para referência geral.

Todas as informações previamente apresentadas podem variar de acordo com o setor e base geográfica avaliada. Para mais informações e detalhes de acordo com situação da sua empresa entre em contato com um especialista da Evermonte.

Fonte: Evermonte

Receba
Novidades