Missão pela Qualidade da ACI conhece a rede de departamentos KaDeWe, na Alemanha

Por ACI: 29/08/2014

Berlim/Alemanha - Em sua segunda visita em busca do conhecimento de gestão aplicada em vários segmentos na Europa, a III Missão pela Qualidade da ACI esteve em visita à KaDeWe, uma loja de departamentos, de alto luxo, com produtos de grife, em Berlim, na Alemanha.

Localizado numa das principais avenidas da cidade, o prédio, com sete pisos possui um diferencial desde a entrada, fazendo com que o consumidor sinta-se atraído pelas novidades. Até a década de 80, toda a linha têxtil vendida na loja era produzida na Itália e, a partir da década de 90, começou a ser produzida na Turquia. Com a dinâmica do mercado mudando a cada dia, a KaDeWe busca estar atualizada às novas necessidades dos seus clientes e acompanha de perto a mudança de perfil dos compradores, que se altera com o passar dos anos. "Algo que chama a atenção é que existe um olhar naquele cliente que hoje não possui capital para comprar em lojas de alto luxo, mas que amanhã pode possuir", ressalta o empresário David Paludo, integrante da Missão.

Para melhor atender os seus cerca de 50.000 visitantes dia, a KaDeWe conta com 2.400 funcionários. "Além dos atendimentos tradicionais, a loja busca agregar valor aos seus produtos oferecendo serviços diferenciados que nenhuma outra loja na Alemanha oferece", observa Paludo, relatando que a loja é mapeada em ilhas e cada grupo é responsável por uma parte.  Ao entrar na KaDeWe, no primeiro piso, se localiza um grande saguão utilizado para exposição de produtos. Além de uma fonte de receita na locação do espaço, esta é uma maneira de atrair o público, pois sempre há uma exposição ou atração que impressione e faça com que as pessoas queiram ir ao que eles chamam de mundo da KaDeWe. "O saguão jamais fica vazio."

"O sistema de compra na KaDeWe funciona de maneira diferente do que estamos acostumados. Ao chegar na loja, o cliente escolhe o produto e leva até o caixa. Após, ele anota o número do caixa e sobe aos demais andares, para olhar o restante da loja. Se ele quiser acrescentar mais produtos, deve levar para o mesmo caixa ou solicitar a um atendente que o faça. No final, todos os produtos são pagos e retirados juntos. No setor de perfumaria estão à venda os perfumes mais caros do mundo, assim como os utilizados pela família real. O cliente, ao chegar na loja, é convidado a se sentar em um ambiente que eles chamam de Bar da Fragrância, muito luxuoso, onde no teto há uma decoração em cristais Swarovski. O objetivo é fazer o cliente sentir o luxo que há por traz daquela fragrância. Nos pontos onde se vende maquiagem, há maquiadores que auxiliam os clientes a experimentarem os produtos", complementa o presidente do Comitê da Qualidade VS, Everson Reynaldo.

Devido à grande presença de estrangeiros em Berlim, cerca de 40% dos visitantes diários da loja são turistas, vindos de todas as partes do mundo. "Pensando em melhor atendê-los, os encartes da loja são impressos em oito idiomas diferentes, incluindo o português", relatam os integrantes do grupo.

A Missão da ACI segue em suas visitas pré-agendadas. Na Alemanha, em Bremen, ainda será conhecida a Mercedes-Benz (indústria automobilística) e a Airbus (indústria da aviação). Na Holanda, em Amsterdam, a missão passará pela Heineken (turismo comercial). Na Bélgica, em Bruxelas, a ELA (Associação Europeia de Logística), uma organização representativa. Na França, em Paris, a visita será destinada à área da construção civil, na Bouygues Construction.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 29/08/2014