Imediatismo e desenvolvimento emocional não combinam

Por ACI: 27/03/2019

Associado: Marco Cassel

Qual a diferença entre estímulo emocional e desenvolvimento emocional?

É comum as pessoas buscarem estímulos emocionais externos para que se sintam melhores, tendo a sensação de que estão curando suas dores. Estímulos emocionais externos são imagens, frases, vídeos e outros dispositivos que nos enviam estímulos através de nossos sentidos e podem nos fornecer sensações ruins ou uma sensação de alívio para as dores emocionais. É bem verdade que esses recursos, de alguma forma, podem nos fornecer doses de sensações agradáveis, mas que não são profundas, nem tem grande durabilidade. Os estímulos emocionais externos são válidos quando os utilizamos apenas como um alívio ou um complemento à uma busca dentro de nós daquilo que precisamos para “desenvolver emocionalmente”.

O desenvolvimento emocional é algo mais profundo e duradouro. Começamos a perceber que desenvolvemos emocionalmente quando os estímulos emocionais positivos que vem de dentro são mais fortes do que aqueles captados por nossos cinco sentidos. Então vamos tendo uma necessidade menor desses estímulos externos, porque os trocamos por estímulos internos, frutos de nosso autoconhecimento e da ressignificação de tudo o que vivemos. Passamos a entender que a cura para nossas dores está dentro de nós, na fonte inesgotável que brota na essência de quem somos, na nossa alma.

Cultivar o autoconhecimento não serve para pessoas imediatistas, que querem resolver todos os seus problemas internos de forma rápida e prática. Portanto, a paciência e o entendimento de que, apesar de mais lento, o autoconhecimento, o encontro com nossas dores, a busca pelas soluções dentro de nós através da ressignificação dos acontecimentos, da prática do perdão e da empatia e pela transformação da culpa em autorresponsabilidade, é o que verdadeiramente nos leva ao desenvolvimento emocional.

Não há nada de errado em assistir um vídeo que melhore nossa autoestima, ler frases que nos fazem sentir melhor, ouvir uma música agradável, mas que isso seja um complemento e não a base para aqueles que buscam curar verdadeiramente suas dores, crescer profissionalmente ou se tornar um ser humano melhor e  mais feliz. E ser feliz não é não ter problemas nem conquistar algo ou alguma coisa, mas é um estado de espírito que permite passar pelos altos e baixos da vida com uma paz e serenidade que independem dos acontecimentos. Por isso, quando realizo minhas palestras, procuro deixar uma marca no coração das pessoas, algo que as torne diferentes de como eram antes de assisti-las e contribua para que entrem verdadeiramente num processo de desenvolvimento emocional e não no efeito placebo, agradável, mas rápido e temporário dos estímulos externos.

Marco Cassel é palestrante motivacional, especialista em superação, criação de valor e em tocar o coração das pessoas.
palestrante@marcocassel.com.br
www.marcocassel.com.br
facebook.com/marcocasselpalestrante
(51) 99972-7792

Fonte: Marco Cassel

Receba
Novidades