Hipocrisia da felicidade

Por ACI: 28/11/2019

 Por Marco Cassel

Vejo pessoas tentando, em vão, evitar o que, muitas vezes, é inevitável – o sofrimento. Em pequenas ou grandes doses, existem momentos da vida em que estará presente. Um relacionamento frustrado, uma briga familiar, a perda do emprego, uma pessoa querida que se vai...

Inevitavelmente o sofrimento faz parte de nossa existência. O grande erro é fazer de tudo para afastá-lo e quando surge não saber lidar com ele. Claro que, às vezes, exageramos e sofremos sem necessidade quando criamos alguns monstrinhos em nossa mente, mas o mais importante é saber administrar o sofrimento, essa é a chave.

Uma sociedade que o esconde e tem vergonha de sofrer está doente. Quando as pessoas têm obrigação de estarem alegres o tempo todo e quem está triste precisa se esconder é uma sociedade onde o suicídio é inevitável. Temos que dar espaço ao sofrimento para que possamos lidar com ele, entendê-lo e permitir às pessoas que estão sofrendo que o façam “sem constrangimentos”. Num mundo onde os “gurus” transformaram a felicidade em uma mercadoria que está disponível em “dez lições”, “cinco dicas infalíveis” ou “entenda o seu cérebro e seja feliz”, fazemos bullying com quem sofre.

Penso que o caminho da felicidade é entender que a vida é feita de sofrimentos e de alegrias. Ser feliz, de forma alguma exclui o sofrimento. Parece estranho, mas podemos ser pessoas felizes mesmo estando num momento de sofrimento. Perceba que não uso o termo “caminho para a felicidade”, mas “caminho da felicidade”. Não estamos indo em direção a ela, estamos dentro, cercados pela felicidade, apenas, muitas vezes, não a percebemos porque pensamos que ela é um estado de perpétua alegria.

Quando aprendemos a lidar com o sofrimento começamos a entender que ele, assim como a alegria, é um grande mestre da arte de viver. Não faça bullying consigo mesmo tentando ser alegre o tempo todo, seja feliz.

Marco Cassel é palestrante comportamental
palestrante@marcocassel.com.br
www.marcocassel.com.br
facebook.com/marcocasselpalestrante
(51) 99972-7792

Fonte/Associado: Marco Cassel Palestrante Motivacional

Receba
Novidades