Por ACI: 11/07/2018

Novo Hamburgo/RS – Vinda diretamente de São Paulo, a empresária com ampla atuação em varejo, governança corporativa, marketing e gestão de empresa familiar, Gabriela Baumgart, coordenadora do Comitê de Inovação da Cidade Center Norte, foi a convidada da reunião do Comitê de Governança Corporativa da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. O encontro aconteceu na terça-feira (10) e teve o objetivo de apresentar a experiência adquirida nos últimos 17 anos no grupo que engloba os empreendimentos Shopping Center Norte, Lar Center, Expo Center Norte, Novotel Center Norte e Instituto Center Norte.

Gabriela tem formação em Direito, é pós-graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Shopping Centers. Com especialização em Empreendedorismo e Administração para Presidentes (OPM 45), é também membro do Comitê de Pessoas e Governança e do Comitê de Sustentabilidade do Grupo Baumgart, além de conselheira do Conselho de Família. Nos últimos sete anos, ocupou a posição de diretora-executiva da Cidade Center Norte.

A empresária também atua como conselheira independente em outras empresas e, em 2014, se capacitou como conselheira de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), onde atualmente é membro da Comissão de Empresas de Controle Familiar. Integrante da terceira geração de família empresária, ela explicou que o tema governança não tem fim. “É um assunto para ser debatido sempre, com aprimoramento das ferramentas, buscando um olhar globalizado e com decisões rápidas. O mundo está em constante mudanças. Por isso, fomentamos a cultura da inovação. Queremos desenvolver as pessoas, para que elas estejam abertas para incrementar. E governança não significa burocracia. Pelo contrário, é uma forma de agregar conhecimento com parcerias de empresas do mesmo ramo e compartilhamento de experiências”, ressaltou ela.

Vice-presidente do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Gabriela presidiu o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), de 2009 a 2011 e participou do programa de mentoring Mulheres em Conselho, iniciativa do IBGC, Women Corporate Directors (WCD) e da International Finance Corporation (IFC), que busca ampliar a diversidade de gênero nos colegiados brasileiros. Atualmente, compõe o movimento Mulheres do Brasil, com líderes de diversos segmentos da economia nacional e é conselheira do Winning Women, da Ernest Young; e mantenedora da AACD e da Endeavor.

Gabriela enfatizou que não existe fórmula certa ou errada para o assunto governança. “Cada empresa tem suas características, independente do tamanho. Permitir o erro e aprender com ele é muito importante. Sou uma apaixonada pelo tema”, afirmou ela, complementando sobre a relevância de existir diversidade nos Conselhos (administrativo, de família, de acionistas), além de não desperdiçar o histórico de conhecimento que a empresa possui, através dos mais experientes . “O bom conselheiro precisa ser provocativo”, resumiu.

Confira a entrevista realizada com o integrante do Comitê Igor Drews sobre o processo de inovação nas empresas familiares:

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 11/07/2018