Fundação Semear começa nova turma do programa de iniciação profissional para jovens

Por ACI: 09/03/2021

A Fundação Semear iniciou, nesta terça-feira, 8, a edição 2021 do Projeto Vencer, programa de iniciação profissional desenvolvido pela organização. O primeiro encontro, realizado de forma on-line, foi de acolhimento, troca de ideias, conversa e exposição sobre como o projeto irá acontecer. A assessora pedagógica da Semear, Ana Paslauski, destacou que, em virtude da pandemia, o primeiro momento do curso será de aulas teóricas. “Acompanharemos a situação para a realização das aulas práticas, sempre priorizando a saúde e a segurança de todos”.

O Vencer é destinado aos estudantes de escolas públicas entre 14 e 18 anos e prioriza o atendimento aos jovens moradores da Vila Diehl, em Novo Hamburgo. Entre os objetivos do projeto estão a capacitação profissional, a socialização, a inserção no mercado de trabalho, o acesso à informação e a defesa de direitos com base no ECA, além da redução de índices de desemprego e violência nesta faixa etária, o aumento da permanência escolar e despertar o empoderamento para a conquista de espaços do jovem na sociedade.

No primeiro encontro da turma 2021, os educandos e as educandas apresentaram suas expectativas. Para Maria Paula, a expectativa é “que seja um ano de muito aprendizado com o curso e muita experiência com o trabalho”. Ágatha e Brenda também destacaram o desejo de aprimorarem os conhecimentos e a prática com o primeiro emprego.

No encontro, a gestora social da Fundação Semear, Helena Thomé, deu as boas-vindas e destacou que “os projetos da Fundação Semear são realizados por meio do investimento social privado. Todo o recurso recebido é investido em projetos que primam pela qualidade e, no caso do Vencer oferece condições para o desenvolvimento profissional e pessoal de todos os participantes.”

A edição 2021 do Projeto Vencer conta com 21 educandos. Desde a criação do programa, mais de 350 adolescentes e jovens foram formados no projeto.

Em busca de parceiros e investidores

A Fundação Semear precisa de investidores para garantir a continuidade dos projetos. “A Semear atende crianças, adolescentes, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social. E todo o trabalho é desenvolvido com a mobilização de recursos privados. Com a pandemia, os desafios aumentaram. Por isso, convidamos a todos para que conheçam nosso trabalho e façam parte dessa causa”, diz Helena Thomé.

Entre em com a Fundação Semear: (51) 99332 2214 e semear@fundacaosemear.org.br

Receba
Novidades