Equipes de alta performance

Por ACI: 21/08/2018

Associado: Marco Cassel

É interessante observar como na copa do mundo ou em qualquer outro campeonato, onde primeiro temos a fase de classificação e depois o mata-mata, as equipes jogam de forma diferente nas duas situações. Aquelas equipes sem garra, jogando um futebol “meia boca” na fase classificatória, quando, “e se”, chegam à fase de mata-mata, transformam-se em equipes lutadoras, aguerridas, que se superam em campo.

Quando assistimos a um campeonato com pontos corridos é a mesma coisa. Durante o campeonato, geralmente, as equipes jogam apenas “mais um jogo”, porém, quando estão sendo rebaixadas mudam completamente sua postura.

Fica a pergunta: por que não têm este ânimo, esta vontade, sempre?

Este é o grande desafio que proponho às empresas e colaboradores: mantenham o alto nível, a performance “lá em cima”, sempre, ou durante a maior parte do tempo. O que vejo em pessoas e equipes, geralmente, é aquela performance média durante o “campeonato”, mas quando o barco começa a afundar, ou dar sinais de que está fazendo água, então vejo gente mobilizada fazendo de tudo para salvar a empresa e o emprego.
Por favor, é muito mais fácil e tranquilo para todos se mantivermos a garra, a vontade e o foco durante a maior parte do tempo.

Mas o que fazer para conseguir este objetivo?

Em primeiro lugar, as pessoas não conseguem render se estão infelizes no trabalho. Proponho um movimento em prol da felicidade no ambiente corporativo, através da disseminação de práticas como a gentileza, o sorriso, o “fair play” (lealdade e honestidade) entre os colegas de trabalho, liberdade de expressão e disciplina. Sim, disciplina para manter essas práticas num ambiente onde, certamente, surgirão novos líderes criativos e inovadores, porque a liderança verdadeira só existe onde as pessoas podem manifestar-se de forma livre, felizes e sem medo.

Cada um, colaboradores e empresa, espalhando estas sementes, em pouco tempo, tenho certeza, todos estarão engajados nos objetivos assumidos, e aquele barco que estava afundando será substituído por uma lancha moderna onde empresa, colaboradores e clientes desfrutarão dos benefícios conquistados e da criatividade e inovação que surgirão deste novo ambiente feliz, produtivo e de alta performance.

* Marco Cassel é palestrante motivacional, especialista em superação, criação de valor e em tocar o coração das pessoas.

palestrante@marcocassel.com.br
www.marcocassel.com.br
facebook.com/marcocasselpalestrante
(51) 99972-7792

Fonte: Marco Cassel 

PS.: As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, a opinião da ACI, sendo de inteira responsabilidade de seus autores

Receba
Novidades