Encontro do CJE reúne trajetórias de sucesso de grandes empresários brasileiros

Por ACI: 24/04/2015

Novo Hamburgo/RS - As trajetórias que culminaram no estabelecimento de quatro grandes empresas brasileiras foram conhecidas e discutidas na tarde de quinta-feira (23) em Novo Hamburgo. A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, através do Comitê de Jovens Empreendedores, realizou o 3º Encontro CJE - Vamos falar de Empreendedorismo?.

O tema atraiu grande público, que lotou o Centro de Eventos do Swan Hotel. Durante a abertura do encontro, o presidente da ACI, Marcelo Clark Alves, reafirmou as bandeiras e os desafios da entidade, entre eles, a formação de novas lideranças empreendedoras. “Ter essa plateia lotada é gratificante para nós. O comitê de jovens sempre foi uma bandeira nossa, precisamos oxigenar a casa. O sucesso vem da mescla desses novos líderes com os mais experientes”, ressaltou presidente da entidade.

Vice-presidente de Jovens Empreendedores da ACI, Miguel Marques Vieira ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo grupo e a importância de encontros com empresários de trajetória reconhecida. “Propomos um espaço para refletirmos com líderes empresariais um tema de máxima relevância para a nossa economia que é o empreendedorismo”, destacou Vieira.

CVC - Dono de uma trajetória de sucesso que começou com uma pequena agência de viagens na região do ABC Paulista, Guilherme Paulus, fundador e presidente do Conselho da CVC Brasil, e presidente da GJP Hotéis & Resorts, foi o primeiro a falar de suas experiências. Figura constante nas listas de bilionários da revista Forbes, Paulus exaltou a importância do evento. “É oportuno ver os jovens acreditando no país. A solução para os problemas do Brasil está aqui. Vivemos um momento democrático excepcional, e o futuro do país está aqui, nos jovens empreendedores”, afirmou.

Contando com 918 lojas e vendas anuais na casa dos R$ 8 bilhões, a CVC foi uma empresa pioneira no Brasil ao oferecer pacotes de viagens com preços acessíveis, alta qualidade e facilidade de pagamento. “Vocês têm que acreditar naquilo que querem fazer. Empreender é realizar antes aquilo que se torna óbvio depois. Sonhar é de graça e o meu sonho era tornar o turismo acessível para todos, com um preço que coubesse no bolso das pessoas. Para o seu negócio crescer você precisa ter um bom produto, preço competitivo e pontos de venda. Isso foi fundamental para mim”, ressaltou o empresário.

BRINOX - A segunda palestra foi do empresário Valdomiro Remussi, fundador e membro do Conselho da Administração da Brinox. Oriundo de uma família humilde do interior gaúcho, o empresário contou sua história de superação e empreendedorismo. Depois de se mudar para Caxias do Sul, e fazer um curso técnico em Contabilidade, Remussi conseguiu realizar o sonho de ser contratado por um banco. “Comecei varrendo o chão da agência. Três anos depois eu já era o gerente. Eu comecei a empreender por dois motivos. Primeiro por necessidade financeira, teve dias que eu mal tinha o que comer, e depois por percepção de oportunidades”, explicou.

Levado para a gerência do Banco Nacional em Porto Alegre, o jovem do interior passou a conhecer a realidade de diferentes empresas que buscavam financiamentos na instituição. “Indo nas empresas vi que faltava um mínimo de organização para elas. Organização, controle e treinamento fazem a diferença. Saí do banco para assumir como sócio em uma empresa falida. Depois que ela estava indo bem, resolvi mudar de ramo e começar a Brinox. Eu nunca parei, tudo o que fiz e sei foi sendo inquieto, correndo atrás. Cresci estando motivado a novos desafios, e investindo muito fortemente em pessoas. É preciso se cercar de pessoas que te levem para frente, trabalhando em equipe porque ninguém faz nada sozinho” contou.

VONPAR - Presidente do Grupo Vonpar, Ricardo Vontobel contou como uma distribuidora de bebidas se transformou no principal fabricante de Coca-Cola do Brasil. “Somos uma empresa familiar, mas com processos de gestão muito à frente de muitas empresas de capital aberto. Meu pai empreendeu nos negócios e, de certa forma, também na formação dos filhos. Desde os 12 anos eu estudava e saía no caminhão de entregas. Antes de fazer a gestão da empresa, eu passei por todos os setores de uma fabricante de bebidas. Entendi que liderar é dar o exemplo. Ninguém lidera no grito, você tem que mostrar o caminho e então não precisa falar nada”, afirmou.

Falando sobre as dificuldades pelas quais a empresa passou, o empresário ressaltou a importância das pessoas e a forma de trabalhar que levou a Vonpar aos resultados positivos que hoje apresenta. “Meu pai sempre disse que não podemos viver da empresa, mas para a empresa. Nosso outro diferencial é que nunca estamos satisfeitos, sempre inquietos. Para nós não há crise, nós sempre crescemos mais em momentos considerados de crise. Agora, por exemplo, enquanto muitos se retraem, nós vamos ser agressivos. Se ficarmos pessimistas quanto ao momento a situação se torna muito pior do que é”, destacou Vontobel.

AREZZO - Fechando o ciclo de palestras, o CEO da Arezzo&Co. Alexandre Birman falou sobre a formação da calçadista que nos últimos anos cresceu de forma consistente, e começa sua expansão no mercado externo com marca própria. “Empreendedorismo é um tema importante para o futuro do país. O trabalho da ACI na formação de talentos, de gestores, é fundamental. O início da nossa empresa, em Belo Horizonte, foi com o meu pai e desde então investimos muito no mercado interno e na construção de nossas marcas”, comentou.

Ao falar de sua trajetória pessoal, o empresário contou como aos 18 anos iniciou a marca Schutz, com fábrica própria estabelecida em Campo Bom/RS. As duas empresas independentes, Arezzo e Schutz, se juntaram para formar então a Arezzo&Co. “Hoje estamos consolidando nossa liderança no mercado nacional de calçados e bolsas femininas com quatro marcas. Além disso, estamos entrando, de forma gradual, no mercado norte-americano com marca e lojas próprias”, ressaltou Birman.

O 3º Encontro do CJE teve o patrocínio das Empresas Artecola, Mosmann Incorporações, Sancal Assessoria Empresarial, Universidade Feevale e Unisinos, com apoio de PWC, Programa Conhecimento e Consciência no desenvolvimento da Comunidade do Tabelionato Fischer de Novo Hamburgo, Imobiliária Sinuelo, Transportadora Transvilmar e Unimed Vale do Sinos.

Clique aqui e confira a apresentação de Guilherme Paulus.

Clique aqui e confira a apresentação de Alexandre Birman.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Fotos: Fábio Winter & Lu Freitas
Em 24/04/2015

Receba
Novidades