Destine parte de seu IR devido para projetos sociais da Fundação Semear

Por ACI: 29/03/2021

Pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda pelo formulário completo podem destinar até 3% do IR devido para projetos sociais, por meio do Funcriança. A Fundação Semear é uma das organizações habilitadas a receber esse recurso, que é fundamental para o desenvolvimento dos projetos sociais da entidade.

“O Funcriança é um mecanismo previsto na lei federal 8069/90 – Estatuto da Criança e Adolesceste e existe nas esferas federal, estadual e municipal. Ele garante ao contribuinte o direito de escolher onde investir parte do IR devido. E, com isso, acompanhar o que é feito com o recurso”, enfatiza o presidente da Fundação Semear, Edgar Luiz Fedrizzi Filho.

A gestora social da organização, Helena Thomé, destaca que o recurso que a Semear recebe, via Funcriança, é utilizado para a qualificação e manutenção do atendimento de mais de 100 crianças e adolescentes. “Durante a pandemia, continuamos com a assistência as crianças, adolescentes e suas famílias que integram nosso programa social, garantindo acesso a direitos, atendendo as necessidades básicas emergenciais que são apresentadas, como o repasse de máscaras de proteção, itens de higiene e limpeza e principalmente alimentação. Realizamos a manutenção do vínculo com as crianças em atividades online e oferecemos acompanhamento permanente da assistente social e da equipe técnica”, informa Helena.

Passo a passo

Veja como é fácil fazer a sua doação para a Fundação Semear:

Como?

No momento em que for realizar a Declaração de Imposto de Renda – Pessoa Física, selecione o item Doações diretamente na declaração – ECA e escolha a opção fundo municipal (escolha a cidade de Novo Hamburgo).

Quanto?

O próprio programa informa o valor disponível para doação, sendo limitado a 3%. Quem doou até 3% em 2020, pode doar mais 3%. Quem doou 6%, não pode fazer nova doação. Após a confirmação, será gerada uma DARF para o pagamento do valor a ser doado. A DARF substitui o recibo fornecido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente - CMDCA.

Importante: Após efetuar o pagamento, encaminhe o comprovante para a Fundação Semear pelo e-mail semear@fundacaosemear.org.br ou pelo whatsapp (51) 99332 2214.

Quando?

O período para realizar a sua declaração é até o dia 30 de abril de 2021.

Faça a sua destinação para a Fundação Semear e contribua com os nossos projetos sociais!