Consultor Carlos Biedermann foi o convidado na reunião do Comitê de Governança Corporativa

Por ACI: 13/03/2019

Novo Hamburgo/RS – O consultor em Governança Corporativa, sócio da Biedermann Consulting, membro dos Conselhos Consultivos de Lojas Lebes, Kaizen/Zensul e Maiojama e dos Comitês de auditoria de Suzano Papel e Celulose, Grupo Algar, Grupo Cornélio Brennand, Solar BR e Calila Investimentos, Carlos Biedermann, foi o convidado da reunião mensal do Comitê de Governança Corporativa da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na terça-feira (12).

Sócio aposentado da PricewaterhouseCoopers (PwC), graduado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e pós-graduado em Mercado de Capitais, Carlos Biedermann, que retornou há uma semana do Vale do Silício, afirmou ao grupo que está fazendo o que mais gosta, trabalhar com governança. Presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio FBPA, vice-presidente da ACPA, ex-presidente do IEE (Instituto de Estudos Empresariais) e ex-vice-presidente do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), ele explicou que não há receita pronta sobre atuar com governança. “Há conceitos que podem ser considerados. Não se pode estabelecer padrão, pois cada caso é um caso. A regra geral é pensar em governança desde a abertura da empresa e observar os vetores, que são os direcionamentos de conceitos estratégicos”, ressaltou.

Ao assinalar temas como inteligência artificial, robótica e inovação, o convidado também pontuou sobre a importância de se concretizarem comitês estratégicos, com olhar no futuro. “E a diversidade de pensamentos é absolutamente necessária”, complementou ele, reforçando também em assuntos como a questão ambiental e sucessão. “O quanto antes for tratado e definido sobre esses assuntos melhor será para o todo, e não somente quando for preciso”.

A reunião foi coordenada pelo vice-presidente de Governança Corporativa da ACI, Miguel Marques Vieira.

Confira o bate-papo com o convidado e o integrante do Comitê, Ronaldo Grangeiro https://youtu.be/-gDEyg49GJA

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 13/03/3019