Comitê Regional de Campo Bom debate formas de incrementar turismo de negócios

Por ACI: 23/09/2021

A reunião mensal do Comitê Regional da ACI em Campo Bom, nesta quinta-feira, 23, contou com a presença da turismóloga Juliana Kroetz, do vereador Professor Jéferson Nunes, que integra a Comissão Especial de Turismo, e da professora Geovana Brito Faccini, da Secretaria de Educação do município.

Coordenados pelo vice-presidente regional, Rogério Schmökel, os participantes debateram formas de incrementar o turismo de negócios no município, que tem forte vinculação com a indústria calçadista, mas também atrativos históricos, rurais e comerciais que podem despertar o interesse de um número maior de turistas.

Uma das primeiras ações para isso, segundo os participantes, é a adequação do Comitê Municipal de Turismo à legislação, que determina que 70% dos participantes sejam da iniciativa privada e 30%, do poder público. Outra ação é a valorização de experiências positivas de empresas locais e o convite para que integrem-se ao Comitê Regional da ACI para definição de um plano de ação coletivo.

A turismóloga Juliana Kroetz, que assessora empresas e municípios da região, disse que o perfil dos turistas modificou-se após a pandemia. Atualmente, as pessoas que viajam, sozinhas ou em grupos, dispõem de informações sobre os atrativos turísticos e grande preocupação com sua segurança. Além disso, valorizam a inovação, a diferenciação e a experiência nos locais que visitam.

“Campo Bom precisa identificar qual é a sua vocação e criar uma identidade turística. Cada empresa deve destacar os seus diferenciais, mas a ação integrada entre a sociedade civil e o poder público é indispensável”, afirma. Conforme ela, a instalação de um pórtico de identificação do município na ERS-239 pode fazer com que mais visitantes sejam atraídos para conhecer as ciclovias existentes e a empresa que integra o polo cervejeiro regional, entre outros locais.

O vereador Professor Jéferson Nunes destacou a recém criada Comissão Especial de Turismo pretende divulgar os projetos já aprovados para a área de turismo e auxiliar em ações que resultem em aumento do turismo de negócios em Campo Bom.

Alteração do índice de correção da URM

Outro tema da reunião foi a aprovação, no último dia 13, e sanção no dia seguinte, pelo prefeito Luciano Orsi, da Lei Municipal 5.241, que determina a alteração do índice de correção da URM – Unidade de Referência Municipal, que regula a cobrança de diversos tributos municipais. A lei aprovada determina que a correção seja feita por uma cesta de quatro índices: IGP-M, IPCA, INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e INCC-DI (Índice Nacional da Construção Civil – Disponibilidade Interna). Além disso, a lei alterou os juros cobrados por atraso, que chegavam a 10% do montante devido em 30 dias, ou 0,33% ao dia, e, agora, continuam sendo de 10%, mas após 90 dias, ou 0,11% ao dia.